ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO INDIVÍDUO PORTADOR DA SÍNDROME DE GUILLAIN-BARRÉ: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Ana Cristina Geiss Casarolli Enfermeira, Licenciada e Bacharel pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Especialista em Gerenciamento de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica na modalidade de Residência pela UNIOESTE. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
  • Aluana Moraes Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Thaís Dresch Eberhardt Enfermeira, Licenciada e Bacharel pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Especialista em Gerenciamento de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica na modalidade de Residência pela UNIOESTE. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
  • Lili Marlene Hofsttater Docente do curso de enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2014.27.16-22

Palavras-chave:

Síndrome de Guillain-Barré, Cuidados de enfermagem, Enfermagem baseada em evidências.

Resumo

RESUMO: Objetivo: Identificar e analisar as produções científicas sobre a assistência de enfermagem ao paciente com Síndrome de Guillain–Barré (SGB). Método: Trata-se de uma revisão narrativa, desenvolvida através das bases de dados eletrônicas Medline, LILACS e ColecionaSUS. Foram incluídos cinco artigos nacionais e internacionais, publicados no período de 2000 a 2013. Resultados: O período de publicação variou entre 2008 a 2012 e prevaleceram publicações internacionais. Os cuidados de enfermagem encontrados foram o acolhimento, cuidados com alimentação, mobilidade, ventilação, monitorização, comunicação e educação em saúde ao paciente e à família. Considerações finais: Pouco se tem discutido sobre a assistência de enfermagem ao paciente com SGB. As pesquisas apresentam discussão e intervenções de enfermagem escassas. Sugere-se o desenvolvimento de pesquisas sobre a temática que possibilitem maior elucidação dos cuidados de enfermagem, visando à qualidade da assistência.

Biografia do Autor

Aluana Moraes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Enfermeira. Graduada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Residente do Programa de Residência em Gerenciamento de Enfermageem em Clínica Médica e Cirúrgica da UNIOESTE.

Downloads

Publicado

2015-03-05

Como Citar

Casarolli, A. C. G., Moraes, A., Eberhardt, T. D., & Hofsttater, L. M. (2015). ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO INDIVÍDUO PORTADOR DA SÍNDROME DE GUILLAIN-BARRÉ: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Revista Contexto &Amp; Saúde, 14(27), 16–22. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2014.27.16-22

Edição

Seção

Enfermagem & suas contribuições para prática