DOENÇA ONCOLÓGICA: CONHECIMENTO E PRÁTICAS DE CUIDADO DE HOMENS EM TRATAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2015.28.67-75Palavras-chave:
Neoplasias. Conhecimento. Educação em Saúde. Homens.Resumo
Objetivo: Identificar o conhecimento prévio sobre a doença oncológica e práticas de cuidado anterior ao diagnóstico do câncer de homens em tratamento no Centro de Alta Complexidade para o Tratamento do Câncer. Método: Estudo transversal descritivo realizado com 292 homens em tratamento oncológico ambulatorial, atendidos no período de abril a dezembro de 2011. Resultados: A idade média foi de 62,06 anos de idade. Características sociodemográficas: ensino fundamental incompleto 73,6%, casados 79,8%, raça branca 86,6% e com renda familiar de 1 a 2 salários mínimos (63,7%). Em relação ao conhecimento sobre fatores de risco de doenças oncológicas, 77,1% dos entrevistados as desconhecem, 35,3% compreendiam o que era doença oncológica; 64% não tinham conhecimento sobre o que é a doença. Quanto às práticas de cuidado 51,7% compareciam com regularidade a consultas de profissionais médicos e enfermeiros, 69,2% preocupavam-se com sua saúde em geral, com cuidados quanto aos hábitos alimentares e prática de atividade física. Conclusão: Faz-se necessário o desenvolvimento de ações intervencionistas voltadas para a educação em saúde, estabelecendo um vínculo entre profissionais e usuários.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.