DOENÇA ONCOLÓGICA: CONHECIMENTO E PRÁTICAS DE CUIDADO DE HOMENS EM TRATAMENTO

Autores

  • Elisangela da Costa Weiss UNIJUÍ
  • Cleci de Lourdes Schmidt Piovesan Rosanelli UNIJUÍ
  • Marli Maria Loro UNIJUÍ
  • Gerli Elenise Gehrke Herr Enfermeira do Hospital Unimed Noroeste.
  • Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2015.28.67-75

Palavras-chave:

Neoplasias. Conhecimento. Educação em Saúde. Homens.

Resumo

Objetivo: Identificar o conhecimento prévio sobre a doença oncológica e práticas de cuidado anterior ao diagnóstico do câncer de homens em tratamento no Centro de Alta Complexidade para o Tratamento do Câncer. Método: Estudo transversal descritivo realizado com 292 homens em tratamento oncológico ambulatorial, atendidos no período de abril a dezembro de 2011. Resultados: A idade média foi de 62,06 anos de idade. Características sociodemográficas: ensino fundamental incompleto 73,6%, casados 79,8%, raça branca 86,6% e com renda familiar de 1 a 2 salários mínimos (63,7%). Em relação ao conhecimento sobre fatores de risco de doenças oncológicas, 77,1% dos entrevistados as desconhecem, 35,3% compreendiam o que era doença oncológica; 64% não tinham conhecimento sobre o que é a doença. Quanto às práticas de cuidado 51,7% compareciam com regularidade a consultas de profissionais médicos e enfermeiros, 69,2% preocupavam-se com sua saúde em geral, com cuidados quanto aos hábitos alimentares e prática de atividade física. Conclusão: Faz-se necessário o desenvolvimento de ações intervencionistas voltadas para a educação em saúde, estabelecendo um vínculo entre profissionais e usuários.

Biografia do Autor

Elisangela da Costa Weiss, UNIJUÍ

Enfermeira, egressa do Curso de Enfermagem da UNIJUÍ.

Cleci de Lourdes Schmidt Piovesan Rosanelli, UNIJUÍ

Enfermeira, Doutoranda em Ciências pela UNIFESP, Docente do Curso de Enfermagem da Unijuí

Marli Maria Loro, UNIJUÍ

Enfermeira, Doutora em Ciências, Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).

Gerli Elenise Gehrke Herr, Enfermeira do Hospital Unimed Noroeste.

Enfermeira do Hospital Unimed Noroeste.

Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz, Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Enfermeira. Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Docente do Departamento de Ciências da Vida da UNIJUÍ..

Downloads

Publicado

2015-08-17

Como Citar

Weiss, E. da C., Rosanelli, C. de L. S. P., Loro, M. M., Herr, G. E. G., & Kolankiewicz, A. C. B. (2015). DOENÇA ONCOLÓGICA: CONHECIMENTO E PRÁTICAS DE CUIDADO DE HOMENS EM TRATAMENTO. Revista Contexto &Amp; Saúde, 15(28), 67–75. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2015.28.67-75

Edição

Seção

Enfermagem & suas contribuições para prática