ARTRÓPODES BIOINDICADORES DA QUALIDADE AMBIENTAL EM VALAS DE DRENAGEM ASSOCIADAS AO ARROIO CRESPO, CHIAPETTA, RS

Autores

  • Guilherme Hammarstrom Dobler Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Eliane Reis Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Francesca Werner Ferreira Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2015.28.28-31

Palavras-chave:

Macroinvertebrados bentônicos, Saúde, Qualidade Ambiental.

Resumo

Introdução: O presente ensaio surge através de estudo da ictiofauna e macroinvertebrados de valas de drenagem em um banhado associado ao Arroio do Crespo, localizado no município de Chiapetta - RS. Objetivos: Avaliar a impactação e qualidade ambiental do fragmento florestal através da análise química e taxonômica constada no referido local, e, relacionar à depredação ambiental a qualidade de vida, saúde. Método: Nos pontos de coleta, estabeleceu-se uma distância de aproximadamente 10 metros em cujas extremidades foram colocadas redes de malha 0,1cm entre nós adjacentes (sombrite) para assegurar isolamento da área amostrada. Realizaram-se duas coletas em cada ponto, em turnos inversos e em dias diferenciados, com arrasto do puçá. Em todos os pontos coletou-se amostras de água para determinação de fatores bioquímicos da agua do local. Resultados e Discussão: observa-se que o número de indivíduos capturados (401) pertencentes a quatro filos, seis classes, onze ordens e vinte famílias demonstram uma baixa biodiversidade. Conclusão: A realização da pesquisa reforça que a  drenagem de banhados é prejudicial à biodiversidade e a utilizacao agricola demasiada pode causar danos irreversiveis as formas de vida incluindo os seres humanos.

Biografia do Autor

Guilherme Hammarstrom Dobler, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Graduando em Ciências Biológicas e Medicina Veterinária da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, BRA.  Graduação Sanduiche - CAPES em Veterinary Medicine, The University of Arizona, Tucson, Arizona, EUA.

Eliane Reis, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Graduada em Ciências Biológicas na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, BRA.

Francesca Werner Ferreira, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Professora Doutora do Departamento de Ciências da Vida, Orientadora, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, BRA.

Downloads

Publicado

2015-08-17

Como Citar

Dobler, G. H., Reis, E., & Ferreira, F. W. (2015). ARTRÓPODES BIOINDICADORES DA QUALIDADE AMBIENTAL EM VALAS DE DRENAGEM ASSOCIADAS AO ARROIO CRESPO, CHIAPETTA, RS. Revista Contexto &Amp; Saúde, 15(28), 28–31. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2015.28.28-31

Edição

Seção

Contexto & Saúde - Geral