ARTRÓPODES BIOINDICADORES DA QUALIDADE AMBIENTAL EM VALAS DE DRENAGEM ASSOCIADAS AO ARROIO CRESPO, CHIAPETTA, RS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2015.28.28-31Palavras-chave:
Macroinvertebrados bentônicos, Saúde, Qualidade Ambiental.Resumo
Introdução: O presente ensaio surge através de estudo da ictiofauna e macroinvertebrados de valas de drenagem em um banhado associado ao Arroio do Crespo, localizado no município de Chiapetta - RS. Objetivos: Avaliar a impactação e qualidade ambiental do fragmento florestal através da análise química e taxonômica constada no referido local, e, relacionar à depredação ambiental a qualidade de vida, saúde. Método: Nos pontos de coleta, estabeleceu-se uma distância de aproximadamente 10 metros em cujas extremidades foram colocadas redes de malha 0,1cm entre nós adjacentes (sombrite) para assegurar isolamento da área amostrada. Realizaram-se duas coletas em cada ponto, em turnos inversos e em dias diferenciados, com arrasto do puçá. Em todos os pontos coletou-se amostras de água para determinação de fatores bioquímicos da agua do local. Resultados e Discussão: observa-se que o número de indivíduos capturados (401) pertencentes a quatro filos, seis classes, onze ordens e vinte famílias demonstram uma baixa biodiversidade. Conclusão: A realização da pesquisa reforça que a drenagem de banhados é prejudicial à biodiversidade e a utilizacao agricola demasiada pode causar danos irreversiveis as formas de vida incluindo os seres humanos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.