Estratégia de educação continuada na área de reabilitação cardíaca

Autores

  • Clarissa Bentes de Araujo magalhães Fisioterapeuta. Residente de Terapia Intensiva do Hospital Universitário Walter Cantídio/UFC (HUWC/UFC)
  • Sarah Sanders Silveira Fisioterapeuta. Residente de Terapia Intensiva do Hospital Universitário Walter Cantídio/UFC (HUWC/UFC)
  • Raquel Pinto Sales Fisioterapeuta. Mestranda em Ciências Médicas da Universidade Federal do Ceará (UFC).
  • Renata dos Santos Vasconcelos Fisioterapeuta. Mestranda em Ciências Médicas da Universidade Federal do Ceará (UFC).
  • Soraya Maria do Nascimento Rebouças Viana Fisioterapeuta. Mestre em Cirurgia pela UFC. Profissional do HUWC.
  • Andrea da Nóbrega Cirino Nogueira Fisioterapeuta. Mestre em Cirurgia pela UFC. Profissional do HUWC.
  • Raimunda Hermelinda Maia Macena nfermeira. Doutora em Ciências Médicas pela UFC e Docente do curso de fisioterapia da UFC.

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2012.22.20-25

Palavras-chave:

Educação Continuada, Equipe de Assistência ao Paciente, Reabilitação 

Resumo

O programa de reabilitação cardiovascular consiste nas atividades multiprofissionais necessárias para garantir aos cardiopatas melhores condições biopsicossociais. O presente estudo trata-se de um relato de experiência da prática assistencial desenvolvido entre março a maio de 2011, com 12 profissionais em um hospital escola de nível terciário na cidade de Fortaleza-Ce e que descreve a estratégia utilizada para realização de ações de educação continuada. Foram realizadas 6 atividades para delinear protocolos de atendimento e revisão dos temas específicos. Baseou-se nas experiências do cotidiano das equipes. Alguns temas foram organizados por categoria profissional e outros em conjuntas. Implantar processos de Educação Permanente é fundamental para qualificação do serviço.

Downloads

Publicado

2013-10-10

Como Citar

magalhães, C. B. de A., Silveira, S. S., Sales, R. P., Vasconcelos, R. dos S., Viana, S. M. do N. R., Nogueira, A. da N. C., & Macena, R. H. M. (2013). Estratégia de educação continuada na área de reabilitação cardíaca. Revista Contexto &Amp; Saúde, 12(22), 20–25. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2012.22.20-25

Edição

Seção

Artigos