GRUPO DE TABAGISMO EM UM AMBULATÓRIO DE SAÚDE MENTAL NO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Maria de Lourdes Custódio Duarte
  • Liene Maria Pereira Campos
  • Lais Monteiro
  • Moroni Correia Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2014.27.75-80

Palavras-chave:

Tabagismo, Saúde Pública, Saúde Mental, Serviços de Saúde

Resumo

Os grupos terapêuticos e de auto-ajuda tem sido uma estratégia para a recuperação das pessoas usuárias de tabaco, proporcionando um espaço para superar as dificuldades encontradas no processo de cessar o uso do cigarro. Tem-se por objetivo apresentar a participação de bolsistas PET/Saúde da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) junto ao grupo de Tabagismo do Ambulatório Especializado em Saúde Mental do Município de Uruguaiana no Rio Grande do Sul.Trata-se de um relato de experiência de alunos vinculados ao Programa de Educação para o Trabalho (PET) da Unipampa durante as ações realizadas em um grupo de tabagismo no Ambulatório Especializado em Saúde Mental do município de Uruguaiana no ano de 2012. Evidenciou-se a grande presença de participantes do sexo feminino e grande dificuldade de cessar totalmente o uso da nicotina. A maioria dos usuários também apresentam sintomas de ansiedade e aumento de apetite o que muitas vezes pode ocasionar ganho de peso e o retorno ao uso do cigarro.Portanto, conclui-se que a as ações realizadas pelos alunos PET no grupo de tabagismo tem sido de extrema importância tendo em vista os impactos positivos na saúde dos integrantes do grupo, proporcionando maior conscientização e abandono do cigarro, promovendo qualidade de vida e acesso a informação a população de Uruguaiana.

Biografia do Autor

Maria de Lourdes Custódio Duarte

Enfermeira, Professora Adjunta do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa. Doutora em enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tutora do Pet Atenção Psicossocial.

Liene Maria Pereira Campos

Enfermeira. Coordenadora do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (NUMESC) do município de Uruguaiana

Lais Monteiro

Discente do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Pampa. Bolsista PET Atenção Psicossocial

Moroni Correia Oliveira

Discente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa. Bolsista PET Atenção Psicossocial

Downloads

Publicado

2015-03-05

Como Citar

Duarte, M. de L. C., Campos, L. M. P., Monteiro, L., & Oliveira, M. C. (2015). GRUPO DE TABAGISMO EM UM AMBULATÓRIO DE SAÚDE MENTAL NO RIO GRANDE DO SUL. Revista Contexto &Amp; Saúde, 14(27), 75–80. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2014.27.75-80

Edição

Seção

Relato de Experiência