ATENDIMENTO NUTRICIONAL DOMICILIAR COM MULHERES PÓS-MENOPAUSA EM SOBREPESO E OBESIDADE DO MUNICÍPIO DE CATUÍPE- RS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2014.26.2-9Palavras-chave:
Pós-Menopausa, Sobrepeso, Obesidade, NutriçãoResumo
A assistência domiciliar é hoje uma importante forma de cuidado através de profissionais das áreas da saúde que, além da intervenção, dá ênfase na prevenção. Este tipo de assistência vem crescendo e sendo ofertado não somente pelo sistema particular, mas também pelo gratuito. A pós-menopausa é uma fase natural, onde uma das principais mudanças se dá pela redução dos hormônios esteroides e a cessação dos ciclos menstruais. O objetivo deste artigo é abordar o atendimento nutricional domiciliar e demonstrar a prática deste cuidado na área da nutrição. O trabalho foi desenvolvido a partir do acompanhamento mensal de mulheres em pós-menopausa com sobrepeso e obesidade do município de Catuípe - RS, das quais participaram 26 mulheres em um período de seis meses. Foram realizadas orientações nutricionais, planos alimentares, aferições de medidas antropométricas, fornecimento de receitas dietéticas, materiais informativos acerca de alguns alimentos. Os acompanhamentos mensais constataram que tais mulheres apresentaram diminuição da massa corporal, níveis de massa gorda, perímetro da cintura e mudanças de hábitos alimentares. Este estudo possui grande relevância na saúde coletiva, promovendo e recuperando a saúde, e prevenindo agravos relacionados à obesidade mediante o trabalho de educação nutricional individual nos domicílios.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.