TRABALHADORES DE ENFERMAGEM FRENTE À MORTE: Relatando Experiência, Vivências e Dificuldades

Autores

  • Caren Franciele Coelho Dias UFSM
  • Graziele Gorete Portella da Fonseca Sistema Educacional Galileu (SEG)
  • Márcio Kist Parcianello Unifra

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.1385-1388

Resumo

A morte é o desafio final para qualquer ser humano, é uma situação ameaçadora e causadora de muita angústia para a maioria das pessoas, devido ser o encerramento da vida. Diante disso julgou-se necessário relatar a experiência vivida por uma enfermeira em uma unidade de internação. Neste sentido objetivou-se: refletir acerca dos aspectos da morte para os profissionais da enfermagem auxiliando-os a encarar juntamente com o familiar ummomento tão delicado, contribuindo assim com o aperfeiçoamento intelectual e profissional. Este estudo é um relatode experiência critico-reflexivo que se subsidiou em alguns dos constructos da epistemologia existencial-fenomenológica.Devem-se criar espaços para discutir esse assunto, que precisa ser verbalizado e trabalhado com os profissionaisde enfermagem para que estejam preparados para atuar frente à morte e o morrer dos pacientes, e de luto deseus familiares.

Biografia do Autor

Caren Franciele Coelho Dias, UFSM

Autora-relatora: Enfermeira, cursando o Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissionale Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil.

Graziele Gorete Portella da Fonseca, Sistema Educacional Galileu (SEG)

Co-autora: Enfermeira, especializanda em enfermagem do trabalho pelo Sistema Educacional Galileu (SEG) – Santa Maria, RS, Brasil.

Márcio Kist Parcianello, Unifra

Co-autor: Graduando do 7º semestre em enfermagem pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) – Santa Maria, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2013-07-25

Como Citar

Dias, C. F. C., da Fonseca, G. G. P., & Parcianello, M. K. (2013). TRABALHADORES DE ENFERMAGEM FRENTE À MORTE: Relatando Experiência, Vivências e Dificuldades. Revista Contexto &Amp; Saúde, 11(20), 1385–1388. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.1385-1388

Edição

Seção

Resumo expandido