PERFIL DOS IDOSOS PARTICIPANTES DA DISCIPLIANA DE FISIOTERAPIA APLICADA A GERIATRIA E GERONTOLOGIA

Autores

  • Pâmela Pissolato Schopf Unipampa
  • Pryscila Louise Schmidt Unipampa
  • Elaine Alegre Bueno Unipampa
  • Andressa Oliveira da Silva Unipampa
  • Bruno Airton Delevate Barrera Unipampa
  • Graziela Morgana Silva Tavares Unipampa

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.1203-1208

Resumo

Objetivo: Analisar e descrever o perfil dos participantes da aula prática de Fisioterapia aplicada a Geriatria e Gerontologia (FGG). Método: A análise do perfil dos idosos foi realizada através das fichas de avaliação utilizadas,na aula prática de FGG. Nesta analisou-se as variáveis gênero, idade, escolaridade, estatura, massa, IMC, medicamentos,doenças auto relatadas, utilização de órteses e histórico de quedas no último ano. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva. Resultados: Foram coletados dados de 13 idosos, 12 do gênero feminino e 1 domasculino,com média de idade 70,46 ± 8,71 anos, observou-se grande predomínio de idosos com sobrepeso 53,84%,IMC = 26,02 ± 6,97 Kg/m2 e de hipertensão arterial (30,76%). Conclusão: As alterações de saúde evidenciadas reforçam o perfil epidemiológico dos idosos e podem contribuir para o direcionamento de ações para a saúde coletivados mesmos visando um envelhecimento saudável e com qualidade de vida.

Biografia do Autor

Pâmela Pissolato Schopf, Unipampa

Acadêmica do 7º semestre Fisioterapia– UNIPAMPA/RS. Bolsista PBDA de Extensão, voluntária GESM (grupo de estudos saúde da mulher).

Pryscila Louise Schmidt, Unipampa

Acadêmica do 7º semestre Fisioterapia– UNIPAMPA/RS. Voluntária do Curso de anatomia palpatória e avaliação postural computadorizada utilizando o software SAPO, Atenção fisioterapêutica em ortopedia, traumatologia e reumatologia e GESM (grupo deestudos saúde da mulher).

Elaine Alegre Bueno, Unipampa

Acadêmica do 7º semestre Fisioterapia– UNIPAMPA/RS. Bolsista PET, voluntária GESM (grupo de estudos saúde da mulher) e Ativa _ Idade.

Andressa Oliveira da Silva, Unipampa

Acadêmica do 7º semestre Fisioterapia– UNIPAMPA/RS. Bolsista PBDA de Pesquisa, voluntária GPFis (grupo de pesquisa emfisiologia humana).

Bruno Airton Delevate Barrera, Unipampa

Técnico em assuntos educacionais – UNIPAMPA/RS. Fisioterapeuta pelo Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo.

Graziela Morgana Silva Tavares, Unipampa

Professora Assistente do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Downloads

Publicado

2013-07-23

Como Citar

Schopf, P. P., Schmidt, P. L., Bueno, E. A., da Silva, A. O., Barrera, B. A. D., & Tavares, G. M. S. (2013). PERFIL DOS IDOSOS PARTICIPANTES DA DISCIPLIANA DE FISIOTERAPIA APLICADA A GERIATRIA E GERONTOLOGIA. Revista Contexto &Amp; Saúde, 11(20), 1203–1208. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.1203-1208

Edição

Seção

Resumo expandido