PERCEPÇÕES ACERCA DO PLANEJAMENTO EM ENFERMAGEM COMO FERRAMENTA DE GESTÃO

Autores

  • Eliane Raquel Rieth Benetti UFSM
  • Raquel Soares Kirchhof UFSM
  • Laura de Azevedo Guido UFSM
  • Adelina Giacomelli Prochnow UFSM
  • Suzinara Beatriz Soares de Lima UFSM
  • Terezinha Heck Weiller UFSM

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.1177-1180

Resumo

Este estudo é produto das discussões e reflexões realizadas na Disciplina Gestão em Saúde e Enfermagem, do Programa de Pós Graduação – Mestrado em Enfermagem da UFSM, no primeiro semestre de 2011, e tem por objetivo apresentar e discutir o papel do gestor frente ao planejamento estratégico. Foi realizada a leitura de artigos previamente selecionados pelos professores da disciplina e após, extraído conceitos e opiniões dos autores desses artigos.Durante a leitura dos artigos observou-se o que o planejamento estratégico é considerado uma ferramenta, um método importante para o planejamento das ações em saúde. Existem formas diferentes de se planejar, destacando-se oplanejamento normativo, o estratégico, o político e o situacional. Conclui-se que a dinâmica envolvida para o planejamento em saúde é complexa, pois possibilita uma análise do perfil das instituições, bem como das característicasde determinados grupos de trabalho, tal como do perfil do planejador.

Biografia do Autor

Eliane Raquel Rieth Benetti, UFSM

Enfermeira do Hospital Unimed Noroeste/RS, Especialista em Urgência, Emergência e Trauma e em Nefrologia Interdisciplinar. Mestranda em Enfermagem pelo PPGEnf/UFSM. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem,Linha de Pesquisa Stress, Coping e Burnout.

Raquel Soares Kirchhof, UFSM

Enfermeira, Especialista em Urgência, Emergência e Trauma. Mestranda em Enfermagem pelo PPGEnf/UFSM, Bolsista CAPES.Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem, Linha de Pesquisa Stress, Coping e Burnout.

Laura de Azevedo Guido, UFSM

Doutora em Enfermagem, Professor Adjunto, Coordenadora do PPGEnf, Líder do Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde, Educação eEnfermagem. Linha de Pesquisa Stress, Coping e Burnout, UFSM, Santa Maria/RS, Brasil.

Adelina Giacomelli Prochnow, UFSM

Doutora em Enfermagem, Professor Adjunto, Departamento de Enfermagem, UFSM, Santa Maria/RS, Brasil.

Suzinara Beatriz Soares de Lima, UFSM

Doutora em Enfermagem, Professor Adjunto, Departamento de Enfermagem, UFSM, Santa Maria/RS, Brasil.

Terezinha Heck Weiller, UFSM

Doutora em Enfermagem, Professor Adjunto, Departamento de Enfermagem, UFSM, Santa Maria/RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2013-07-22

Como Citar

Benetti, E. R. R., Kirchhof, R. S., Guido, L. de A., Prochnow, A. G., de Lima, S. B. S., & Weiller, T. H. (2013). PERCEPÇÕES ACERCA DO PLANEJAMENTO EM ENFERMAGEM COMO FERRAMENTA DE GESTÃO. Revista Contexto &Amp; Saúde, 11(20), 1177–1180. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.1177-1180

Edição

Seção

Resumo expandido