O PÓS-DIAGNÓSTICO DE CÂNCER DE MAMA E ÚTERO: Possibilidades de Atuação da Psicologia

Autores

  • Adelise Salvagni UFSM
  • Alberto Manuel Quintana UFSM
  • Daniela Trevisan Monteiro UFSM
  • Valéri Pereira Camargo UFSM

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.1137-1142

Resumo

Este trabalho objetiva oferecer suporte às mulheres no momento pós-diagnóstico de câncer de mama e também no pré e pós-operatório. Para tanto, é realizada psicoterapia de apoio em um ambulatório de mastologia e ginecologia de um hospital-escola do interior do Rio Grande do Sul. Observou-se que, em relação ao diagnóstico, estas relatam levar um “choque” já que é uma notícia inesperada e assustadora. Quanto à cirurgia, aparece a dificuldade de aceitação do corpo modificado. Sobre o tratamento, relatam o medo da quimioterapia e radioterapia e suas reações. Assim, o apoio psicológico atua no sentido de legitimar o sofrimento dessas mulheres, possibilitando se expressarem e podendo,então, elaborar mais facilmente as questões relacionadas à doença.

Biografia do Autor

Adelise Salvagni, UFSM

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Alberto Manuel Quintana, UFSM

Psicólogo, Doutor em Ciências Sociais (Antropologia Clínica), professor do Curso de Psicologia e dos Programas de Pós-graduaçãoem Psicologia (Mestrado) e Enfermagem (Mestrado) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Daniela Trevisan Monteiro, UFSM

Psicóloga, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria, Bolsista CAPES(Demanda Social), Pós-graduada em Psicologia Clínica: escutas da infância pelo Centro Universitário Franciscano e pós-graduada emCriança e Adolescente em Situação de Risco pela mesma instituição. E-mail: dtrevisan@terra.com.br. Mestranda em Psicologia pelaUFSM, pós.

Valéri Pereira Camargo, UFSM

Psicóloga, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria, Bolsista CAPES(Demanda Social).

Downloads

Publicado

2013-07-19

Como Citar

Salvagni, A., Quintana, A. M., Monteiro, D. T., & Camargo, V. P. (2013). O PÓS-DIAGNÓSTICO DE CÂNCER DE MAMA E ÚTERO: Possibilidades de Atuação da Psicologia. Revista Contexto &Amp; Saúde, 11(20), 1137–1142. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.1137-1142

Edição

Seção

Resumo expandido