DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA SAÚDE MENTAL NA REGIÃO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Caren Regina Fernandes UFSM
  • Queli Daiane Sartori Nogueira UFSM
  • Maíra Rosseto UFRGS
  • Ricardo Vianna Martins UFSM
  • Camila Anthauer

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.881-886

Resumo

No norte do Rio Grande do Sul, região de abrangência da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), os serviços de saúde mental estão, em alguns aspectos, em fase incipiente de implantação. Neste contexto, idealizou-se um projeto de extensão universitária vinculado ao Curso de Enfermagem tendo como objetivo discutir a rede de assistência em saúde mental e levantar demandas de educação continuada em saúde mental. Para isso propôs-se a realização de Fóruns de Saúde Mental, onde buscou-se levantar as demandas, as necessidades e promover a troca de experiências. Os Fóruns tornaram-se espaços importantes para a reflexão sobre a prática diária junto à comunidade, como para o dimensionamento da atuação das equipes de saúde. A integração e troca de saberes entre os trabalhadores da saúde,
a Universidade e a 15ª CRS é uma forma de, conjuntamente, criar novas estratégias de ação que comtemplam às diretrizes do Ministério da Saúde para Saúde Mental.

Biografia do Autor

Caren Regina Fernandes, UFSM

Enfermeira. Aluna da pós-graduação EaD em Gestão em Organização dos serviços Públicos de Saúde da Universidade Federal de Santta Maria/CESNORS.

Queli Daiane Sartori Nogueira, UFSM

Enfermeira. Aluna da pós-graduação EaD em Gestão em Organização dos serviços Públicos de Saúde da Universidade Federal de Santta Maria/CESNORS.

Maíra Rosseto, UFRGS

Enfermeira. Mestranda em enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Ricardo Vianna Martins, UFSM

Psicólogo. Professor Doutor da Universidade Federal de Santa Maria – CESNORS.

Camila Anthauer

Enfermeira.

Downloads

Publicado

2013-07-11

Como Citar

Fernandes, C. R., Nogueira, Q. D. S., Rosseto, M., Martins, R. V., & Anthauer, C. (2013). DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA SAÚDE MENTAL NA REGIÃO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL. Revista Contexto &Amp; Saúde, 11(20), 881–886. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.881-886

Edição

Seção

Resumo expandido