CUIDADOS DE ENFERMAGEM A PACIENTE COM CARCINOMA BASOCELULAR APÓS RETALHO MIOCUTÂNEO DE MUSCULO PEITORAL

Autores

  • Rhea Silvia de Avila Soares HUSM
  • Elaine Miguel Delvivo Farão UFSM
  • Elizabete Décimo HUSM
  • Dalva Cezar da Silva UFSM

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.855-858

Resumo

Objetiva-se relatar os cuidados de enfermagem prestados ao cliente com carcinoma basocelular, após retalho miocutâneo de músculo peitoral. Estudo descritivo do tipo relato de experiência, o qual foi realizado na unidade de clínica cirúrgica de um Hospital Universitário do Sul do Brasil. A Sistematização da Assistência de Enfermagem utilizada na Instituição embasou o plano de cuidados estabelecido para o usuário. A assistência de enfermagem visou um atendimento com avaliação eficaz, com orientações pré e pós operatórias, por meio de matérias didáticos. Além disso, o cuidado de enfermagem permeia a relação de interação entre o enfermeiro, equipe multidisciplinar e usuário, exigindo dos profissionais capacitação técnica, conhecimento e sensibilidade no cuidado. Conclui-se que a atuação do enfermeiro ao cuidar do indivíduo deve planejar e implementar assistência adequada ao cliente a partir da Sistematização da Assistência de enfermagem, contribuindo significativamente para a evolução do quadro clínico, bem como cirúrgico do usuário.

Biografia do Autor

Rhea Silvia de Avila Soares, HUSM

Enfermeira da Unidade de Internação Cirúrgica do Hospital Universitário de Santa Maria, Especialista em Saúde Pública. Coordenadora do Grupo de Lesões de Pele(GELP) do HUSM.

Elaine Miguel Delvivo Farão, UFSM

Enfermeira do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, Ênfase em Gestão e Atenção Hospitalar da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem da UFSM.

Elizabete Décimo, HUSM

Enfermeira da Unidade de Internação Cirúrgica do Hospital Universitário de Santa Maria.

Dalva Cezar da Silva, UFSM

Enfermeira. Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem da UFSM.

Downloads

Publicado

2013-07-10

Como Citar

Soares, R. S. de A., Farão, E. M. D., Décimo, E., & Silva, D. C. da. (2013). CUIDADOS DE ENFERMAGEM A PACIENTE COM CARCINOMA BASOCELULAR APÓS RETALHO MIOCUTÂNEO DE MUSCULO PEITORAL. Revista Contexto & Saúde, 11(20), 855–858. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.855-858

Edição

Seção

Resumo expandido