CONCEPÇÃO DE DEPRESSÃO NA VOZ DE IDOSAS PARTICIPANTES DE GRUPOS DE CONVIVÊNCIA

Autores

  • Rosane Fátima Koch UFSM
  • Marinês Tambara Leite UFSM
  • Leila Mariza Hildebrandt UFSM

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.817-820

Resumo

Como decorrente do aumento da expectativa de vida, o tema envelhecimento vem ganhando destaque na área da saúde, considerando que a velhice é uma etapa da vida do indivíduo, com múltiplas modificações tento de ordem física como psíquica. Dentre as modificações psíquicas a depressão é uma das principais doenças que afetam os idosos. Objetivo deste trabalho é conhecer a concepção de depressão na voz de idosas participantes de grupos de terceira idade. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, em que os dados serão coletados por meio de entrevista. A população do estudo será composta por idosas que frequentam grupos de convivência de um município do interior do Rio Grande do Sul. Para a análise das informações seguir-se-á os passos preconizados para análise de conteúdo. Entende-se– que a depressão, por vezes, é caracterizada como uma consequência normal do envelhecimento, sendo que frequentemente os profissionais de saúde não identificam adequadamente os sintomas da depressão e, por conseguinte, não realizam o tratamento. Nesta etapa da vida é importante preservar deste contingente populacional inserido na sociedade, como em grupos de convivência, promovendo a sua autonomia e independência.

Biografia do Autor

Rosane Fátima Koch, UFSM

Acadêmica do curso de enfermagem CESNORS/USM.

Marinês Tambara Leite, UFSM

Dra. em Gerontologia Biomédica, docente do Departamento de Ciências da Saúde e Tutora PET Enfermagem CESNORS/UFSM.

Leila Mariza Hildebrandt, UFSM

Enfermeira, Mestre em Enfermagem Psiquiátrica pela EERP/USP, docente do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria/Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul (UFSM/CESNORS).

Downloads

Publicado

2013-07-09

Como Citar

Koch, R. F., Leite, M. T., & Hildebrandt, L. M. (2013). CONCEPÇÃO DE DEPRESSÃO NA VOZ DE IDOSAS PARTICIPANTES DE GRUPOS DE CONVIVÊNCIA. Revista Contexto & Saúde, 11(20), 817–820. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.817-820

Edição

Seção

Resumo expandido