A VIVÊNCIA DO PAPEL DO ENFERMEIRO EM UMA UNIDADE DE EMERGÊNCIA

Autores

  • Natiele Cavalheiro Viero UFSM
  • Marinez Diniz da Silva de Ceron HUSM
  • Annie Jeanninne Bisso Lacchini UFRGS
  • Patrícia Bittencourt Toscani Greco UFSM
  • Tânia Solange Bosi de Souza Magnago
  • Keity Laís Siepmann Soccol UFSM
  • Tainara Genro Vieira UFSM
  • Raquel Basso Figueira Pilon HUSM

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.603-606

Resumo

Este estudo tem como objetivo relatar a experiência na unidade de Pronto-Socorro Adulto do Hospital Universitário
de Santa Maria (HUSM) e fazer uma reflexão relacionada à educação permanente em saúde e sua relação com à saúde dos trabalhadores desta unidade. Trata-se de um relato de experiência no Pronto-socorro Adulto (PS/Adulto) do Hospital Universitário de Santa Maria. Com a realização da vivência pude desenvolver atividades como internações de pacientes, punções venosas, sondagens, curativos, cuidados a pacientes críticos, além da observação das condições de trabalho, e dos aspectos relacionados a saúde dos trabalhadores de enfermagem do setor e também junto a enfermeira da unidade foi possível começar o desenvolvimento de uma capacitação dos trabalhadores de enfermagem sobre feridas. Assim sendo, esse programa proporciona um objetivo comum o crescimento do acadêmico, da equipe de enfermagem e da coordenação do curso.

Biografia do Autor

Natiele Cavalheiro Viero, UFSM

Relatora, Acadêmica do 7° semestre de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM. Membro do Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem na Linha de Pesquisa Saúde do Trabalhador, Santa Maria, RS.

Marinez Diniz da Silva de Ceron, HUSM

Enfermeira do Pronto Socorro do HUSM. Membro do Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem na Linha de Pesquisa Saúde do Trabalhador, Santa Maria, RS.

Annie Jeanninne Bisso Lacchini, UFRGS

Mestre em Enfermagem (PPGENF/UFSM). Doutoranda da UFRGS.

Patrícia Bittencourt Toscani Greco, UFSM

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem – PPGEnf/UFSM. Bolsista CAPES/REUNI. Membro do Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem do Departamento de Enfermagem da UFSM - Linha de Pesquisa: Saúde do Trabalhador, Santa Maria, RS.

Tânia Solange Bosi de Souza Magnago

Doutora em Enfermagem (EEAN/UFRJ). Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da UFSM. Membro do Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem do Departamento de Enfermagem da UFSM - Linha de Pesquisa: Saúde do Trabalhador; Santa Maria, RS.

Keity Laís Siepmann Soccol, UFSM

Acadêmica do 7 ° semestre de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM. Bolsista FIEX. Integrante do grupo de pesquisa PEFAS, sublinha saúde mental.

Tainara Genro Vieira, UFSM

Acadêmica do 7 ° semestre de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM.

Raquel Basso Figueira Pilon, HUSM

Enfermeira do Pronto Socorro do HUSM. Membro do Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem na Linha de Pesquisa Saúde do Trabalhador, Santa Maria, RS.

Downloads

Publicado

2013-07-01

Como Citar

Viero, N. C., de Ceron, M. D. da S., Lacchini, A. J. B., Greco, P. B. T., Magnago, T. S. B. de S., Soccol, K. L. S., Vieira, T. G., & Pilon, R. B. F. (2013). A VIVÊNCIA DO PAPEL DO ENFERMEIRO EM UMA UNIDADE DE EMERGÊNCIA. Revista Contexto &Amp; Saúde, 11(20), 603–606. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.603-606

Edição

Seção

Resumo expandido