A INCIDÊNCIA DO HIV EM PACIENTES IDOSOS

Autores

  • Liliane Dalla Lasta UFSM
  • Juliana Silveira Bordignon UFSM
  • Caroline Pacheco Araújo UFSM
  • Emanuelli Mancio Ferreira UFSM
  • Elaine Miguel Delvivo Farão UFSM
  • Terezinha Weiller Heck UFSM

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.599-602

Resumo

O presente trabalho evidencia a vivência do idoso no processo de envelhecer com HIV/AIDS. Juntamente com o aumento de idosos no Brasil e mundo devido ao aumento da expectativa de vida, cresce também o numero de infecções pelo HIV/AIDS em pessoas com 60 anos ou mais, resultando na mais nova característica da epidemia. Este é um estudo que consiste em uma revisão bibliográfica que tem como objetivo identificar o perfil epidemiológico dos casos AIDS no Brasil e servir de alerta para a importância do tratamento, já que é grande o numero de mortes entre pessoas com HIV. Ocorreu um aumento da taxa de incidência entre individuo com mais de 60 anos a partir do ano de 2006. A importância da realização de ações de prevenção e orientação sobre o tema com os idosos, diminuiria a disseminação da doença nesta faixa etária.

Biografia do Autor

Liliane Dalla Lasta, UFSM

Apresentadora. Enfermeira. Membro do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensao em Saude Coletiva-GEPESC/UFSM.

 

Juliana Silveira Bordignon, UFSM

Acadêmica do 3º semestre do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista FIEX. Membro do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensao em Saude Coletiva-GEPESC/UFSM.

 

Caroline Pacheco Araújo, UFSM

Acadêmica do 4º semestre do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Membros do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensao em Saude Coletiva-GEPESC/UFSM. Bolsista do Programa de Educação Tutorial- PET do curso de Enfermagem/UFSM/RS.

 

Emanuelli Mancio Ferreira, UFSM

Acadêmica do 5º semestre do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria(UFSM). Membros do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensao em Saude Coletiva-GEPESC/UFSM.

 

Elaine Miguel Delvivo Farão, UFSM

Enfermeira Residente da Residência Multiprofissional da Universidade Federal de Santa Maria. Membros do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensao em Saude Coletiva-GEPESC/UFSM.

 

Terezinha Weiller Heck, UFSM

Orientadora. Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Profa Adjunto do Dep. de Enfermagem/UFSM. Membros do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensao em Saude Coletiva-GEPESC/UFSM.

 

Downloads

Publicado

2013-07-01

Como Citar

Dalla Lasta, L., Bordignon, J. S., Araújo, C. P., Ferreira, E. M., Farão, E. M. D., & Heck, T. W. (2013). A INCIDÊNCIA DO HIV EM PACIENTES IDOSOS. Revista Contexto & Saúde, 11(20), 599–602. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.599-602

Edição

Seção

Resumo expandido