Letramento em saúde dos graduandos de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2025.50.15313Palavras-chave:
Letramento em saúde, Estudantes de enfermagem, Educação em saúdeResumo
Objetivo: Identificar o letramento em saúde entre graduandos de enfermagem no último ano da graduação. Método: Trata-se de uma pesquisa transversal, de análise descritiva e abordagem quantitativa, utilizando o instrumento Health Literacy Questionnaire com graduandos de enfermagem do 9º e 10º semestres, com idade entre 18 e 60 anos, de ambos os sexos, em uma instituição privada de ensino do DF. A amostra contou com 67 participantes que aceitaram participar da pesquisa. Resultados: O estudo indica que mais da metade dos graduandos de enfermagem são do sexo feminino, não possuem curso técnico e têm idade até 40 anos. Entre as potencialidades em letramento em saúde, destacam-se a capacidade de encontrar boas informações sobre saúde e compreendê-las; entre as fragilidades, destaca-se a má administração do tempo para o autocuidado. Conclusão: Este estudo apresenta indícios sobre as condições de letramento em saúde dos graduandos, que no futuro serão fonte de conhecimento para diferentes populações, graças ao seu entendimento e domínio sobre o letramento em saúde. Isso possibilita a investigação para novas intervenções no meio acadêmico, visando o aprimoramento tanto profissional quanto educacional. Torna-se imprescindível uma saúde mais abrangente, com profissionais mais capacitados.
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