EDUCAÇÃO GERONTOLÓGICA E QUALIDADE DE VIDA: Uma Proposta de Prática Interdisciplinar de Promoção à Saúde Por Meio da Interação Dialógica

Autores

  • Josemara de Paula Rocha UPF
  • Tatiana Cecagno Galvan UPF
  • Michele Marinho da Silveira UPF
  • Daiana Argenta Kümpel UPF
  • Otavio José Klein UPF
  • Adriano Pasqualotti UPF

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.245-252

Resumo

Objetivo: Verificar a qualidade de vida (QV) de integrantes de
um grupo de terceira idade (GTI) antes e após uma intervenção educativa sobre comunicação e QV, num espaço de interação dialógica mediado por uma rádio-poste promovido por uma equipe interdisciplinar. Amostra: Amostra composta por 11 indivíduos mulheres, com média etária de 59 anos. Instrumentos de coleta de dados: Questionário semi-estruturado com questões sobre os aspectos sociodemográficas e da realidade tecnológica de informação
e comunicação, WHOQOL-old e a escala FLANAGAN para avaliação da qualidade de vida. Análise dos dados: Os dados referentes ao questionário sociodemográfico receberam análise qualitativa de conteúdo temática, enquanto, os da QV receberam tratamento estatístico descritivo. Conclusões: Os resultados do WHOQOLold indicaram aumentos no escore geral, e nos domínios “atividades passadas, presentes e futuras”, “participação social”, e, “morte e morrer”. Quanto a FLANAGAN, ocorreram aumentos no escore total, e em quatro domínios, mantendo sem alteração no domínio  “relacionamentos com outras pessoas”. A intervenção proposta apresentou tendência de aumento da QV, e se sugere estudos com maior tamanho amostral para valores estatisticamente significativos.

Biografia do Autor

Josemara de Paula Rocha, UPF

Fisioterapeuta. Mestranda bolsista Capes/Prosup do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo.

 

Tatiana Cecagno Galvan, UPF

Acadêmica do curso de Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo.

Michele Marinho da Silveira, UPF

Fisioterapeuta. Mestranda bolsista Capes/Prosup do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo.

 

Daiana Argenta Kümpel, UPF

Nutricionista. Mestranda bolsista Capes/Prosup do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo.

 

Otavio José Klein, UPF

Co-orientador. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale dos Sinos e mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo e em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente da Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo.

 

Adriano Pasqualotti, UPF

Orientador. Doutor em Informática na Educação e mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Docente do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo. Editor da Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano.

 

Downloads

Publicado

2013-06-19

Como Citar

Rocha, J. de P., Galvan, T. C., Silveira, M. M. da, Kümpel, D. A., Klein, O. J., & Pasqualotti, A. (2013). EDUCAÇÃO GERONTOLÓGICA E QUALIDADE DE VIDA: Uma Proposta de Prática Interdisciplinar de Promoção à Saúde Por Meio da Interação Dialógica. Revista Contexto &Amp; Saúde, 11(20), 245–252. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.245-252

Edição

Seção

Artigos