CARACTERIZAÇÃO DA SAÚDE E ATIVIDADE FÍSICA DE IDOSOS USUÁRIOS DE INFORMÁTICA

Autores

  • Michele Marinho da Silveira UPF
  • Daiana Argenta Kümpel UPF
  • Josemara de Paula Rocha UPF
  • Adriano Pasqualotti UPF
  • Eliane Lucia Colussi UPF

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.187-194

Resumo

Esse trabalho teve como objetivo caracterizar a saúde e o
nível de atividade física de idosos que freqüentam oficinas de
informática. O delineamento do estudo foi quantitativo descritivo. O instrumento para a coleta dos dados foi um questionário estruturado. A amostra foi de quarenta indivíduos com idade igual ou superior a sessenta anos participantes de oficinas de informática oferecidas pelo Centro Regional de Estudos e Atividades para a Terceira Idade da Universidade de Passo Fundo – RS. Como resultadosfoi observado que 29 (72,5%) eram do sexo feminino; a faixaetária com maior número de idosos foi entre 60 a 69 anos com 25 (62,5%) sujeitos; 35 (87,5%) praticam alguma atividade física há
mais de um ano, a osteoporose foi encontrada em 10 (25%) idosos; 22 (55%) sujeitos apresentaram hipertensão arterial sistêmica e dois (7,5%) diabetes, do total 30 (75%) fazem uso de medicamentos contínuos. Já a percepção de saúde foi descrita como boa para 25 (62,5%) indivíduos. Concluiu-se que apesar da maioria dos idosos deste estudo ingerir diariamente medicamentos por serem portadores de doenças osteoarticulares e/ou vasculares, observou-se que a prática de atividade física regular foi a influenciadora para a boa percepção de saúde dos mesmos.

Biografia do Autor

Michele Marinho da Silveira, UPF

Fisioterapeuta. Pós-graduada em Traumato-Ortopedia com ênfase no atendimento em clinica de Fisioterapia pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos. Mestranda bolsista CAPES/PROSUP do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano Universidade de Passo Fundo - UPF.

 

Daiana Argenta Kümpel, UPF

Nutricionista. Pós-graduada em Tecnologia e Controle na Qualidade em Alimentos pela Universidade de Passo Fundo. Mestranda bolsista CAPES/PROSUP do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo - UPF.

 

Josemara de Paula Rocha, UPF

Fisioterapeuta. Mestranda bolsista CAPES/PROSUP do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo - UPF.

 

Adriano Pasqualotti, UPF

Co-orientador. Docente do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo - UPF. Doutor
em Informática na Educação e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Editor da Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano.

 

Eliane Lucia Colussi, UPF

Orientadora. Docente Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo - UPF. Mestre e Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

 

Downloads

Publicado

2013-06-18

Como Citar

Silveira, M. M. da, Kümpel, D. A., Rocha, J. de P., Pasqualotti, A., & Colussi, E. L. (2013). CARACTERIZAÇÃO DA SAÚDE E ATIVIDADE FÍSICA DE IDOSOS USUÁRIOS DE INFORMÁTICA. Revista Contexto & Saúde, 11(20), 187–194. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.187-194

Edição

Seção

Artigos