ATIVIDADE GRUPAL OPERATIVA COM GESTANTES E FAMILIARES: Um Relato de Experiência

Autores

  • Luana Carine Maron UFSM
  • Betina Soares Lagomarsino UFSM
  • Nadiela Antunes Brizola UFSM
  • Isabel Cristina Pacheco Van der Sand UFSM
  • Fernanda Beheregaray Cabral UFSM

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.161-168

Resumo

Este estudo tem como objetivo relatar experiências relativas a
atividades desenvolvidas no segundo semestre do ano de 2010 pelo projeto: “Atividade grupal operativa com gestantes e familiares: interlocução de saberes no campus universitário do CESNORS/Palmeira das Missões”. A gestação caracteriza-se por um período de mudanças biopsicossociais, emocionais e culturais para mulher-gestante/família. No sentido de dar suporte às pessoas que vivenciam esse processo, foi proposto o projeto de extensão universitária, com caráter interdisciplinar e interinstitucional vinculado ao Departamento de Ciências da Saúde da UFSM/CESNORS e Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira das Missões/RS. A atividade de caráter operativo
contou com quatro gestantes, um familiar, professoras e acadêmicas dos cursos de Enfermagem e Nutrição da UFSM/CESNORS, uma psicóloga cedida pela Secretaria de Saúde de Palmeira das Missões. A participação nessa atividade, em especial a atuação em uma equipe interdisciplinar, nos fez repensar novas estratégias de atuação na saúde proporcionando aos sujeitos de nosso cuidado uma assistência humanizada. Além disso, proporcionou um espaço de troca de vivências e experiências entre os participantes, espaço de vínculo, melhoria de relações interpessoais e aprimoramento dos saberes teóricos, proporcionando aos acadêmicos se produzirem educadores em saúde/construtores de sujeitos sociais.

Biografia do Autor

Luana Carine Maron, UFSM

Acadêmica do 7º semestre do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM Centro de Educação Superior Norte do RS/CESNORS, bolsista FIEX da “Atividade grupal operativa com gestantes: interlocução de saberes no campus universitário do CESNORS/Palmeira das Missões”.

 

Betina Soares Lagomarsino, UFSM

Acadêmica do 7º semestre do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM Centro de Educação Superior Norte do RS/CESNORS, voluntária da “Atividade grupal operativa com gestantes: interlocução de saberes no campus universitário do CESNORS/Palmeira das Missões”.

Email:  e nadibri@hotmail.com

Nadiela Antunes Brizola, UFSM

Acadêmicas do 7º semestre do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM Centro de Educação Superior Norte do RS/CESNORS, voluntária da “Atividade grupal operativa com gestantes: interlocução de saberes no campus universitário do CESNORS/Palmeira das Missões”.

Isabel Cristina Pacheco Van der Sand, UFSM

Professora assistente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM Centro de Educação Superior Norte do RS/CESNORS, coordenadora da “Atividade grupal operativa com gestantes: interlocução de saberes no campus universitário do CESNORS/Palmeira das Missões”.

 

Fernanda Beheregaray Cabral, UFSM

Professora assistente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM Centro de Educação Superior Norte do RS/CESNORS, professora participante da “Atividade grupal operativa com gestantes: interlocução de saberes no campus universitário
do CESNORS/Palmeira das Missões”.

 

Downloads

Publicado

2013-06-18

Como Citar

Maron, L. C., Lagomarsino, B. S., Brizola, N. A., Van der Sand, I. C. P., & Cabral, F. B. (2013). ATIVIDADE GRUPAL OPERATIVA COM GESTANTES E FAMILIARES: Um Relato de Experiência. Revista Contexto &Amp; Saúde, 11(20), 161–168. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.161-168

Edição

Seção

Artigos