Utilização de fundamentos da instrução programada como método de ensino sobre ventilação mecânica para enfermeiros
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2025.50.15095Palavras-chave:
Enfermagem, Ventilação Mecânica, Educação Permanente, Unidade de Terapia Intensiva, Instrução ProgramadaResumo
Objetivo: Avaliar a efetividade de um treinamento em ventilação mecânica fundamentada na instrução programada para enfermeiros em um Hospital Universitário Regional do Noroeste do Paraná. Método: Pesquisa quase-experimental, do tipo antes e depois, com avaliação pré- e pós-intervenção de um único grupo, realizada no período de junho a setembro de 2022. Os dados foram coletados em três momentos: pré-teste, pós-teste imediato e pós-teste tardio, sendo que o último ocorreu três meses após o treinamento. Para análise, foi utilizado o software SPSS com aplicação do teste de Friedman e teste Post-hoc de Durbin-Conover. Para análise do instrumento, utilizou-se o coeficiente Alfa de Cronbach. Resultados: No pré-teste, contabilizou-se a participação de 51 enfermeiros; no pós-teste imediato, a participação diminuiu para 45 enfermeiros, e no pós-teste tardio, 30 enfermeiros permaneceram envolvidos no estudo. A média de idade foi de 42 anos+7,56, 45% dos participantes possuíam duplo vínculo empregatício e 64% nunca haviam feito treinamento em ventilação mecânica. O pré-teste teve média de acertos de 8,73+ 2,21; o pós-teste imediato teve uma média de acertos de 12,4+1,87 e o pós-teste tardio, média de 10,7+2,21. O teste de Friedman resultou em um valor p <0,01 e o alfa de Cronbach demonstrou que, no pós-teste tardio, houve melhor confiabilidade do questionário (valor de 0,88). Conclusão: Conclui-se que o treinamento foi efetivo, porém, após três meses da sua realização, ainda se evidenciaram erros que teoricamente não deveriam estar presentes, ressaltando a necessidade da capacitação se tornar algo periódico.
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