PERFIL DOS USUÁRIOS E DOS MEDICAMENTOS DISPENSADOS NUMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE (UBS) DO MUNICÍPIO DE IJUÍ/RS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2010.19.137-140Resumo
A prescrição médica é um importante instrumento regulador da qualidade e quantidade do consumo de medicamentos. A média de medicamentos por prescrição mede o grau de polimedicação do usuário, o que contribui para ocorrência de interações medicamentosas (IM) e reações adversas. Foi realizado um estudo de caráter quantitativo, descritivo e transversal no qual foram selecionadas aleatoriamente cem prescrições contendo no mínimo dois medicamentos, dispensados numa Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de Ijuí/RS no primeiro semestre de 2008 a usuários maiores de 18 anos. O objetivo deste estudo foi conhecer o perfil dos usuários de medicamentos e identificar os medicamentos prescritos naquela UBS. Verificou-se prevalência feminina, representando 69% das prescrições analisadas; com relação à idade, a média entre as mulheres foi de 64,75 anos e entre os homens de 65,65. Observou-se prevalência de usuários com idade igual ou superior a 60 anos (69%), dos quais 66,67% eram mulheres. Foram prescritas 93 especialidades farmacêuticas distintas, totalizando 431 medicamentos e identificados como mais prescritos enalapril 10 mg, hidroclorotiazida 25 mg e ácido acetilsalicílico 100 mg. O número de medicamentos por prescrição variou de 2 a 14, com média de 3,9, sendo que 36% continham cinco ou mais medicamentos. A faixa etária que recebeu maior número de medicamentos foi a de 91 a 100 anos (5,5). Verificou-se que a população atendida nesta UBS é constituída, principalmente, de mulheres idosas usuárias de medicamentos anti-hipertensivos e polimedicadas, o que requer a atenção da equipe de saúde para que sejam realizados tratamentos seguros e eficazes. Para evitar problemas relacionados aos medicamentos prescritos e promover o uso racional de medicamentos, bem como reduzir gastos com medicamentos a revisão da prática prescritiva local e a avaliação da instituição de terapias nãomedicamentosas para o controle dos problemas de saúde da população estudada podem ser úteis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.