EXAMES LABORATORIAIS EM GESTANTES ATENDIDAS PELO PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO PRÉ-NATAL DO MUNICÍPIO DE IJUÍ – RS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2010.19.127-131Resumen
Realizou-se estudo descritivo e quantitativo, a partir dos dados do Sisprenatal, objetivando identificar e quantificar os exames laboratoriais realizados por gestantes atendidas, no ano de 2008, em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Ijuí — RS (UBS 1, 2, 3, 4 e 5). Foram incluídas no estudo 171 gestantes, com idade média de 28,5 anos. A maioria iniciou acompanhamento pré-natal no primeiro (78,9%) e segundo (20,5%) trimestre de gestação e realizou os exames preconizados. Cada gestante realizou, em média, 5,9 consultas. A UBS 2 alcançou alto índice de adesão aos exames laboratoriais. Verificou-se menor porcentagem de gestantes que realizaram a segunda avaliação nos exames de urina, VDRL e glicemia de jejum nas UBSs 1, 3, 4 e 5. Os exames realizados em menor porcentagem no estudo foram os que são recomendados pelo Ministério da Saúde e o teste anti-HIV. Identificou-se bom desempenho do acompanhamento pré-natal nas UBSs avaliadas, bem como a necessidade de reforçar os benefícios de alguns exames essenciais, principalmente de uma segunda avaliação para alguns parâmetros fisiológicos que podem diagnosticar importantes doenças, as quais afetam a saúde da criança. É importante que os profissionais da saúde unam esforços para incentivar as gestantes a realizarem os exames solicitados, destacando os benefícios do tratamento precoce de casos positivos.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.