Confiança no dentista e intenção de voltar: um estudo transversal
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2025.50.14859Palavras-chave:
Confiança, Afeto, Cognição, Relações Dentista-Paciente, Consultórios OdontológicosResumo
Objetivos: Este estudo teve como objetivo analisar a confiança e a intenção dos pacientes em retornar ao dentista que realizou o último atendimento odontológico e verificar os fatores associados. Métodos: A partir deste estudo transversal, a amostra foi composta por 378 pacientes com idade igual ou superior a 15 anos, que realizaram tratamento odontológico em diferentes localidades de uma cidade da região sul do Brasil. Um questionário autoaplicável sobre afeto e cognição com o dentista, confiança e intenção de retornar ao serviço odontológico, satisfação com a vida e questões sociodemográficas formaram o instrumento de coleta de dados. Resultados: Os dados foram analisados por meio de um modelo de regressão logística binária. Pacientes que tinham afeto e cognição com seu dentista (RP=2,01; IC95% 1,73-2,32) e estavam satisfeitos com sua vida tiveram maior probabilidade de confiar em seu dentista e retornar ao atendimento odontológico (RP=1,11; IC95% 1,05-1,23). Os aspectos positivos de cognição e afeto para o dentista, bem como a satisfação com a vida influenciam a confiança e a intenção de retornar ao profissional que realizou o último procedimento odontológico. Conclusões: As subjetividades do atendimento e tratamento odontológico, bem como o comportamento profissional, são abordagens que devem ser incorporadas durante a formação odontológica.
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