Minigame digital como ferramenta de educação alimentar e nutricional para adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2025.50.14854Palavras-chave:
Jogo, Educação Alimentar e Nutricional, AdolescenteResumo
O objetivo deste estudo foi desenvolver um minigame digital para promover alimentação adequada, saudável e sustentável entre adolescentes. O jogo educativo foi planejado e desenvolvido nas versões móvel (Android) e desktop (website) por uma equipe de especialistas, baseando-se no Guia Alimentar para a População Brasileira. Utilizou-se a plataforma Unity para sua criação e as seguintes ferramentas, linguagem C#, spriter, gimp e photoshop, para animação, movimento, pontuação e arte. Após o desenvolvimento do jogo, este será validado por um painel de especialistas e posteriormente, utilizado em um estudo piloto com adolescentes. Conclui-se que o minigame “FeiraNutre” é uma ferramenta educativa capaz de transformar o processo ensino aprendizagem em uma experiência envolvente, interativa e divertida. O uso dessa estratégia lúdica pode favorecer que o jogador relacione o conteúdo do jogo com suas práticas alimentares, para que, em seguida, possa apresentar escolhas alimentares mais saudáveis e sustentáveis. Essa possibilidade tem contribuído para que os jogos sejam continuamente introduzidos nas escolas técnicas e com a vantagem de serem usados no ensino presencial, remoto, híbrido e a distância.
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