ESTUDO E APLICAÇÃO DA PRÁTICA DA ATENÇÃO FARMACÊUTICA A PORTADORES DE DIABETES MELLITUS EM UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2010.19.41-49Resumen
O Diabetes Mellitus (DM) tipo 2 é uma patologia que representa importante problema de saúde pública e a adesão do portador ao tratamento é fundamental para a redução de suas comorbidades. Assim, a atenção farmacêutica, por meio do acompanhamento farmacoterapêutico, assume papel importante para o controle desta condição de saúde, pois permite detectar possíveis Problemas Relacionados ao Medicamento (PRM). O objetivo deste artigo foi estudar a situação de saúde de duas portadoras de DM tipo 2 atendidasna Unidade Básica de Saúde do município de Bozano, ambas do sexo feminino, com 74 e 60 anos de idade (voluntária 1 e voluntária 2), que participam do grupo de saúde da referida UBS, identificar seus PRMs e propor medidas de intervenção. Foram identificados sete PRMs na voluntária 1 e três na voluntária 2, os quais estão relacionados na sua maioria à efetividade, seguidos dos PRMs de segurança e necessidade. Dentre esses, a voluntária 1 apresentou cinco vezes o PRM 3 e duas vezes o PRM 5 e a voluntária 2 apresentou um PRM 1, um PRM 4 e um PRM 5. As medidas de intervenção propostas incluem alterações no tratamento medicamentoso e principalmente na terapia não medicamentosa.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.