ESTUDO DOS HÁBITOS SOCIAIS E VIVÊNCIAS SEXUAIS DE UMA POPULAÇÃO IDOSA DO INTERIOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2010.19.33-40Resumo
Este estudo teve como objetivo conhecer o estado de saúde,hábitos sociais, vivências sexuais e a prática de atividade física de indivíduos idosos de uma cidade do interior do Estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista no domicílio do entrevistado, com auxílio de um instrumento que continha questões sobre estado de saúde, hábitos sociais, vivências sexuais e a prática de atividades físicas. Dos indivíduos entrevistados, 12 (42,9%) pertencem ao gênero masculino e 16 (57,1%) ao gênero feminino. A média de idade foi de 71,2(±5,1) anos; 64,3% eram casados, 78,6% possuíam Ensino Fundamental incompleto, 50% apresentavam hipertensão arterial sistêmica, 21% tinham Diabetes Mellitus e 18% hipercolesterolemia. A maioria (85,7%) não consome bebidas alcoólicas nem é tabagista (93%) e 35,7% praticam
atividade física. Dentre os hábitos sociais e de lazer verificouse
que 53,6% frequentam bailes, 60,7% têm o hábito de leitura,
35,7% praticam alguma atividade manual. Quanto ao aspecto da sexualidade foi observado que a metade dos indivíduos idosos possui uma vida sexual ativa, predominando nos casados, em que 67% mantêm relações sexuais. Observou-se também que a maioria das mulheres e todos os homens referiram gostar do seu corpo e não consideram o sexo como sendo uma atividade primordial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.