AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DE CROTON URUCURANA

Autores

  • Carolina Ceolin Soldera Unic
  • Gisele Neumann Zanella Unic
  • Ana Paula Zanini Frasson Unic

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2010.19.25-31

Resumo

Croton urucurana, conhecido como sangra d’água ou sangue
de dragão, possui propriedades anti-hemorrágica, anti-inflamatória, antisséptica, antiviral e cicatrizante. Este trabalho teve como objetivo avaliar a atividade antibacteriana in vitro do látex de Croton urucurana nas épocas de floração ou não. Foi utilizado o látex in natura de sangra d’água na ausência de floração, o qual também foi diluído em acetona, álcool de cereais e água, enquanto na época de floração foi utilizado apenas o látex in natura. A atividade das amostras foi avaliada contra as bactérias Staphylococcus aureus ATCC 25923, Pseudomonas aeruginosa ATCC 27853 e Escherichia coli ATCC 25922 pelo método de difusão em ágar utilizando discos. Das bactérias testadas, apenas para Staphylococcus aureus foi observada a formação de halo de inibição variando de 14-16 mm, conforme a amostra utilizada, sendo esta inibição relacionada às propriedades dos metabólitos secundários.
Já na época de floração não houve inibição, o que pode estar
relacionado com o deslocamento de ativos para o botão floral. A inatividade dos extratos ante as bactérias Gram negativas pode ser decorrente da complexidade da sua parede celular. Sugerem-se estudos relacionados à detecção e monitoramento da influência dos fatores de estresse na concentração de ativos na planta.

Biografia do Autor

Carolina Ceolin Soldera, Unic

Acadêmica do curso de Farmácia da Unic, Unidade Primavera do Leste – Mato Grosso.

 

Gisele Neumann Zanella, Unic

Professora mestre do Curso de Farmácia da Unic, Unidade de Primavera do Leste – Mato Grosso.

 

Ana Paula Zanini Frasson, Unic

Professora mestre do Curso de Farmácia da Unic, Unidade de Primavera do Leste – Mato Grosso.

Downloads

Publicado

2013-06-13

Como Citar

Soldera, C. C., Zanella, G. N., & Frasson, A. P. Z. (2013). AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DE CROTON URUCURANA. Revista Contexto &Amp; Saúde, 10(19), 25–31. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2010.19.25-31

Edição

Seção

Artigos