ASSISTÊNCIA NUTRICIONAL NA TERAPIA DA CRIANÇA COM CÂNCER

Autores

  • Marielli Pacheco Brondani Mello Unijuí
  • Silvania Moraes Bottaro Unijuí

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2010.19.9-16

Resumo

O estudo teve como objetivo estudar a acuidade da assistência
nutricional no tratamento da criança com câncer. Trata-se de
um estudo descritivo, do tipo revisão da literatura do período de 2000 a 2009. A pesquisa foi desenvolvida em três tópicos de análise: a relação entre o câncer infantil e o estado nutricional da criança; função da terapia nutricional no tratamento da criança com câncer e a importância da intervenção nutricional no tratamento de crianças com câncer. Constata-se que o câncer infantil interfere na nutrição da criança acarretando déficits nutricionais graves e influencia no resultado do tratamento antineoplásico. O tratamento intensivo da criança com câncer inclui o suporte nutricional, que exige da equipe a escolha adequada pelo tipo de administração da terapia nutricional. Conclui-se que a terapia nutricional não pode ser negligenciada, principalmente na fase inicial do
tratamento; ainda a avaliação precoce do estado nutricional da
criança permite identificar e acompanhar pacientes com maior
risco à desnutrição energético-proteica, bem como avaliar e definir a intervenção nutricional adequada para incentivar a criança e a adesão da família ao tratamento.

Biografia do Autor

Marielli Pacheco Brondani Mello, Unijuí

Nutricionista. Trabalho de Conclusão de Curso/2009. Curso de Nutrição do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí.

 

Silvania Moraes Bottaro, Unijuí

Nutricionista. Doutora em Ciências Médicas – Pediatria. Professora do Curso de Nutrição da Unijuí do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí.

 

Downloads

Publicado

2013-06-13

Como Citar

Mello, M. P. B., & Bottaro, S. M. (2013). ASSISTÊNCIA NUTRICIONAL NA TERAPIA DA CRIANÇA COM CÂNCER. Revista Contexto &Amp; Saúde, 10(19), 9–16. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2010.19.9-16

Edição

Seção

Artigos