O CUIDADO DOMICILIAR AO IDOSO NO CONTEXTO DO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

  • Marinês Aires URI
  • Diane Diesel URI
  • Daiana Gnoatto
  • Elisangela Panosso de Freitas URI
  • Francieli Cristina Sponchiado
  • Jaqueline Barbieri Signor URI
  • Adriana Rotoli URI
  • Isabel Cristina dos Santos Colome UFSM
  • Adriana Aparecida Paz Faculdade Nossa Senhora de Fátima (Fátima).

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2006.11.29-36

Resumo

O Programa de Saúde da Família (PSF) resgata o cuidado
domiciliar focalizando a atenção às famílias, dentre seus membros podem-se encontrar idosos. O objetivo foi identificar as necessidades de cuidados no domicílio das pessoas idosas adstritas ao PSF. O estudo é transversal, contemplando uma abordagem quantitativa. O cenário do estudo foi a Unidade de Saúde da Família (USF), num município situado no Norte do Estado do Rio Grande do Sul. A amostra foi constituída de 176 pessoas com idade = 60 anos. Os resultados apontaram para prevalência do sexo feminino. A média de idade foi de 69,6 ± 7,49 anos. Em relação à situação de saúde, 85,2% dos idosos apresentavam comorbidades. Os grupos de causas observadas foram as doenças do aparelho circulatório, endócrinas  nutricionais e metabólicas e as doenças do sistema osteomuscular e tecido conjuntivo. No que se refere à necessidade de cuidador no domicílio, constatou-se que
24,4% dos idosos referiram ter a necessidade de cuidador.   Esses resultados demonstram que as pessoas idosas constituem um grupo de grande vulnerabilidade social e de saúde. Portanto, torna-se imprescindível que a USF priorize o cuidado ao idoso, promovendo uma assistência domiciliar qualificada de acordo com o atual modelo de atenção vigente.

Biografia do Autor

Marinês Aires, URI

Enfermeira URI/FW

Diane Diesel, URI

Acadêmica de Enfermagem URI/FW.

Daiana Gnoatto

Acadêmica de Enfermagem URI/FW

Elisangela Panosso de Freitas, URI

Acadêmica de Enfermagem URI/FW

Francieli Cristina Sponchiado

Acadêmica de Enfermagem URI/FW.

Jaqueline Barbieri Signor, URI

Acadêmica de Enfermagem URI/FW

 

Adriana Rotoli, URI

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem, EE/UFRGS. Professora no Curso de Bacharelado em Enfermagem, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Frederico Westphalen (URI/FW).

Isabel Cristina dos Santos Colome, UFSM

Enfermeira. Mestre em Enfermagem, EE/UFRGS. Professora no Curso de Graduação em Enfermagem, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Adriana Aparecida Paz, Faculdade Nossa Senhora de Fátima (Fátima).

Enfermeira. Mestre em Enfermagem, Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EE/UFRGS). Coordenadora e Professora no Curso de Bacharelado em Enfermagem, da Faculdade Nossa Senhora de Fátima (Fátima).

Downloads

Publicado

2013-06-06

Como Citar

Aires, M., Diesel, D., Gnoatto, D., Freitas, E. P. de, Sponchiado, F. C., Signor, J. B., Rotoli, A., Colome, I. C. dos S., & Paz, A. A. (2013). O CUIDADO DOMICILIAR AO IDOSO NO CONTEXTO DO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. Revista Contexto &Amp; Saúde, 6(11), 29–36. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2006.11.29-36

Edição

Seção

Artigos