PREVALÊNCIA NO USO DE BENZODIAZEPÍNICOS EM UMA POPULAÇÃO ASSISTIDA POR PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

  • Lenir Terezinha Mattioni
  • Roseli Rita Rodrigues Unijuí
  • Silvia Felipe De Lima Secretaria Municipal de Saúde de Nova Ramada/RS.
  • Ligia Beatriz bento Franz Unijuí
  • Leila Mariza Hildebrandt Unijuí

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2005.08/09.43-50

Resumo

O objetivo deste estudo foi descrever o uso de benzodiazepínicos (BZDs) em uma população com idade igual ou superior a 20 anos, de um município de pequeno porte, com total cobertura da atenção à saúde pelo Programa Saúde da Família. A população de estudo constituiu-se de 1548 indivíduos, com idade entre 20 e 92 anos, residentes no município de Ajuricaba/RS. Realizou-se um estudo transversal no período de junho a dezembro de 2003, com avaliação quantitativa, descritiva e exploratória. Os resultados desta pesquisa mostram uma prevalência de 10,9% de usuários de
BZDs e 19,3% que já usaram em sua vida algum tipo de BZDs.
Com relação ao perfil dos atuais usuários de BZDs, 71,1% são do sexo feminino, na faixa etária entre 50 e 59 anos; quanto ao tempo de uso, 58,6% utilizam BZDs a mais de dois anos, sendo o mais freqüente o diazepam; a prescrição deste psicofármaco, em sua maioria, foi realizada pelo médico clínico geral; as queixas clínicas mais referidas foram insônia e nervosismo, sendo que as mesmas persistem com o uso contínuo de BZDs. Esta pesquisa propõe refletir quanto à necessidade de uma visão crítica do papel que os BZDs ocupam hoje na nossa sociedade.

Biografia do Autor

Lenir Terezinha Mattioni

Enfermeira, especialista em Saúde da Família, atuando no Hospital da Unimed-Ijuí/RS.

Roseli Rita Rodrigues, Unijuí

Enfermeira, especialista em Saúde Pública, especialista em Saúde da Família, atuando na 17ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, docente colaboradora do Departamento de Ciências da Saúde da Unijuí.

Silvia Felipe De Lima, Secretaria Municipal de Saúde de Nova Ramada/RS.

Enfermeira, especialista em Saúde da Família, atuando na Secretaria Municipal de Saúde de Nova Ramada/RS.

Ligia Beatriz bento Franz, Unijuí

Nutricionista, doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Docente do Departamento de Ciências da Saúde da Unijuí, orientadora da Monografia.

Leila Mariza Hildebrandt, Unijuí

Enfermeira, mestre em Enfermagem Psiquiátrica pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo,  Docente do Departamento de Ciências da Saúde, co-orientadora da Monografia.

Downloads

Publicado

2013-06-05

Como Citar

Mattioni, L. T., Rodrigues, R. R., De Lima, S. F., Franz, L. B. bento, & Hildebrandt, L. M. (2013). PREVALÊNCIA NO USO DE BENZODIAZEPÍNICOS EM UMA POPULAÇÃO ASSISTIDA POR PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. Revista Contexto &Amp; Saúde, 5(08/09), 43–50. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2005.08/09.43-50