Grupo de hipertensos e diabéticos: Uma estratégia de educação para a saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2022.46.13315

Palavras-chave:

Hipertensão;, Diabetes Mellitus;, Educação em Saúde;

Resumo

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) e o diabetes mellitus (DM) são patologias prevalentes na população atendida pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município de Bozano, localizado no interior do Estado do Rio Grande do Sul/Brasil. Conta com 2.160 usuários cadastrados, e 114 possuem o diagnóstico de DM e 502 de HAS. Considerando estes dados e a grande demanda para consultas com a nutricionista, criou-se o Grupo de Hipertensos e Diabéticos. Objetivo: Empoderar os usuários para que adquiram conhecimento sobre suas patologias e tornem-se conscientes de que a eficácia do tratamento depende de suas próprias ações de cuidado com a saúde. Metodologia: Pesquisa de campo, de caráter exploratório, com delineamento descritivo e transversal e abordagem quanti-qualitativa, realizada com um grupo de hipertensos e diabéticos do município de Bozano. Resultados: Foram realizados 8 encontros, somando-se 70 participantes. As idades variaram entre 35 e 82 anos, com média de 65,47 anos, sendo 52 (74,3%) idosos e 18 (25,7%) adultos, sendo 62,9% mulheres. Entre os participantes, 35,7% informaram ser hipertensos, 7,1% diabéticos, 21,4% hipertensos e diabéticos e 5,7% outros. A maioria dos participantes (65,7%) apresentou sobrepeso e risco elevado para doenças cardiovasculares (85,7%). Os participantes referiram ter aprendido sobre diabetes e hipertensão, ter se alimentado de forma mais saudável, tomaram mais água, fizeram exercícios e cuidaram da higiene do seu corpo e da sua boca. Conclusão: Os encontros tiveram impacto positivo, podendo ser considerados uma estratégia efetiva de educação alimentar e nutricional na situação de hipertensão e diabetes.

Biografia do Autor

Cláudia Thomé da Rosa Piasetzki, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ

Pós-doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UFRGS.  Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ.

Eva Teresinha de Oliveira Boff , Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul –UNIJUÍ

Doutora em Educação em Ciências, professora vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul –UNIJUÍ.

Danieli Maria Corassa, Enfermeira na Secretaria de Saúde de Bozano

Enfermeira na Secretaria de Saúde de Bozano

Downloads

Publicado

2022-10-06

Como Citar

Piasetzki, C. T. da R., Boff , E. T. de O., & Corassa, D. M. (2022). Grupo de hipertensos e diabéticos: Uma estratégia de educação para a saúde. Revista Contexto & Saúde, 22(46), e13315. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2022.46.13315

Edição

Seção

Artigos