Ações Educativas em Nutrição, Desenvolvidas com Pré-Escolares no Município de Santo Cristo, RS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2004.06.129-148Resumo
Este estudo tem por objetivo identificar e avaliar os efeitos de Ações Educativas em Nutrição, aplicadas a pré-escolares de uma escola municipal de educação infantil, no município de Santo Cristo, RS. A abordagem descritiva transversal deu-se pela observação do comportamento alimentar durante o período escolar, freqüentado por 33 crianças na faixa etária de 4 a 6 anos de idade. O levantamento das opiniões dos pais, professores, merendeira e diretora da escola referente ao comportamento alimentar das crianças, ocorreu em momentoanterior e posterior às ações educacionais desenvolvidas com as crianças, as quais foram efetivadas por meio de um teatro de fantoches, leitura de estórias infantis, visita à horta doméstica, além do acompanhamento durante as refeições realizadas na escola. O conjunto de atividades visou motivá-las ao consumo de alimentos nutritivos, em especial as frutas e as hortaliças. Concluiu-se que, as atividades educativas promotoras de saúde na escola representam importantes ferramentas na construção de hábitos alimentares saudáveis,
recomendando-se investir o maior tempo possível em orientação alimentar e na formação de laços estreitos entre a família e a escola, engajados neste processo educacional voltado à boa alimentação infantil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.