Dos Grupos de Risco à Vulnerabilidade: Reflexões em Tempos De HIV/Aids
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2004.06.115-127Resumo
Este ensaio caracteriza-se por ser uma reflexão teórica acerca dos três principais conceitos relacionados à epidemia da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) ao longo destes mais de 20 anos, a saber: grupo de risco, comportamento de risco e vulnerabilidade. Sendo assim, discute o pouco avanço em termos de ações preventivas, assistenciais e educativas por parte governamental quando do predomínio dos conceitos de grupo e comportamento de risco, bem como a veiculação da idéia de ser a Aids doença (apenas) do outro, denotando, inclusive, questões de ordem moral, religiosa e de culpabilização. Contudo, apresenta a evolução conceitual e o aflorar da vulnerabilidade enquanto constructo que abrange a sociedade como um todo, levando em consideração aspectos individuais, coletivos e programáticos para uma maior ou menor chance de infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Ao finalizar, aponta para os avanços e possibilidades suscitadas pelo pensar e agir orientados pelos princípios da vulnerabilidade e pelo despertar e revelar da solidariedade humana.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.