Atenção Fisioterapêutica Voltada a Mães Portadoras do HIV, Visando Promover um Maior Bem-Estar

Autores

  • Ângela Maria Rizzi Unicruz
  • Carla da Silveira Oliveira Unicruz
  • Themis Goretti Moreira Leal de Carvalho Unicruz

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2004.06.63-78

Resumo

Trata-se de uma pesquisa participante de cunho qualitativo, que buscou mediante um programa de educação para a saúde, promover um maior bem-estar a mães portadoras do HIV. A terapia foi realizada a domicílio, de janeiro a março de 2003, com três mães HIV positivo, compreendidas na faixa etária de vinte e três a trinta e um anos de idade, que foram convidadas a participar de nosso trabalho, no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), da cidade de Cruz Alta-RS. Para a coleta dos dados de nosso estudo, utilizou-se uma avaliação inicial e final para detectar déficits físico-funcionais, um questionário contendo questões abertas e fechadas, visando o conhecimento de seu pensar e agir, a observação participante e o relato pessoal das mães durante as sessões. Ao final do trabalho, constatou-se que as mães obtiveram ganhos funcionais e educativos, comprovando, com isso, que uma atenção fisioterapêutica pode proporcionar um maior bem-estar a mães portadoras do HIV.

Biografia do Autor

Ângela Maria Rizzi, Unicruz

Fisioterapeuta graduada no curso de Fisioterapia da Unicruz – autoras do trabalho – monografia para a obtenção do título de fisioterapeuta.

Carla da Silveira Oliveira, Unicruz

Fisioterapeuta graduada no curso de Fisioterapia da Unicruz – autoras do trabalho – monografia para a obtenção do título de fisioterapeuta.

Themis Goretti Moreira Leal de Carvalho, Unicruz

Fisioterapeuta, mestre em educação, docente do curso de Fisioterapia da Unicruz, técnica científica do Centro de Atendimento ao Educando – CAE/Tupanciretã-RS, orientadora do trabalho

Downloads

Publicado

2013-06-03

Como Citar

Rizzi, Ângela M., Oliveira, C. da S., & Leal de Carvalho, T. G. M. (2013). Atenção Fisioterapêutica Voltada a Mães Portadoras do HIV, Visando Promover um Maior Bem-Estar. Revista Contexto &Amp; Saúde, 4(06), 63–78. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2004.06.63-78

Edição

Seção

Artigos