Uso de Benzodiazepínicos em Hipertensos e Diabéticos de Passo Fundo, RS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2004.06.27-42Resumo
O objetivo do estudo foi analisar a freqüência e adequação de uso de benzodiazepínicos entre adultos e idosos que freqüentavam um programa de apoio à hipertensos e diabéticos da Secretaria Municipal de Saúde de Passo Fundo, RS. Os indivíduos elegíveis foram pacientes com 50 anos ou mais que freqüentavam o grupo de apoio há, pelo menos, um mês. Os dados foram coletados por meio de um questionário, previamente testado, incluindo questões sobre o uso de medicamentos nos últimos 15 dias e dados demográficos, como sexo, idade, estado civil, nível de escolaridade e ocupação principal. Os nomes dos medicamentos foram confirmados pela conferência das embalagens dos produtos ou receitas médicas, armazenadas nos domicílios. As entrevistasforam realizadas nos domicílios dos participantes, entre maio e julho de 2001. De um total de 100 pacientes entrevistados, 16% declararam ter utilizado benzodiazepínico nos últimos 15 dias. Desses, 81% relataram ter consumido o medicamento todos os dias, nesse período. O tempo de uso dos benzodiazepínicos foi de 6 meses ou mais para aproximadamente 90% dos usuários.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.