Conquista da Qualidade de Vida Proveniente da Prática de Atividades Físico-Esportivas para Profissionais do Setor de Serviços
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2004.06.9-26Resumo
O objetivo deste trabalho é evidenciar a prática de atividades física-esportivas como método de melhoria contínua da qualidade de vida das pessoas que trabalham em escritórios. Inicialmente, efetuou-se uma pesquisa em escritórios de contabilidade, na cidade de Santa Maria, RS, para se traçar o perfil daqueles que trabalham nesse setor, ressaltando-se problemas relacionados com doenças do trabalho, principalmente as afecções relacionadas com os DistúrbiosOsteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort). Para melhoria da qualidade de vida dessas pessoas propõe-se a aplicação de ações cujas bases estão na Educação Física, Fisioterapia e Nutrição no ambiente de trabalho, difundindo
essas atitudes pró-ativas para seus familiares e comunidade, realizando assim, ações de responsabilidade social, possibilitando, então, uma melhor qualidade de vida. Investir na saúde, na qualidade de vida e no bem-estar das pessoas é o grande diferencial competitivo na busca da excelência organizacional. Os problemas relacionados com doenças do trabalho afetam a qualidade e produtividade dos funcionários no seu ambiente de trabalho. A prática de atividades físico-esportivas proporciona a busca da melhoria contínua da qualidade de vida, implicando em satisfação das pessoas, ocorrendo, portanto, baixos índices de faltas no trabalho, menores gastos com despesas médicas, menores custos com treinamentos para substituição de funcionários e também
reduz os acidentes de trabalho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.