Consumo da Erva-Mate, no Chimarrão, por Escolares das Séries Iniciais do Ensino Fundamental de Escolas Públicas do Município de Ijuí-RS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2002.02.115-124Resumo
O consumo da erva-mate (Ilex Paraguariensis) no chimarrão está presente na cultura dos sulistas do Brasil e demais países do Cone Sul, motivando esta investigação exploratória e quantitativa sobre o hábito de seu consumo por escolares das séries iniciais do ensino fundamental. Dos 501 escolaresinvestigados, com idade média de 7,66 (±0,8), 382 consomem chimarrão, sendo 34% na freqüência diária e preferencialmente no turno vespertino. Manifestam gostar do chimarrão (n=245) e muitos o ingerem em horário antecedente à alimentação. A adição de açúcar é mencionada por 191 alunos e 54% dos escolares referem a sensação de que a temperatura da infusão é elevada. Concluiu-se que as crianças apresentam integração ao comportamento cultural da região, possivelmente estimulados a participarem da reunião de sua família para a ingestão da erva-mate no chimarrão, garantindo assim, a perpetuação deste hábito. Sugere-se que as crianças, desde a idade pré-escolar, devam ser orientadas quanto ao consumo do chimarrão, referente à temperatura ideal, à contra-indicação da adição de açúcar e a sua utilização dissociada das refeições, garantindo assim os benefícios da ervamate e valorizando o componente cultural do consumo da erva-mate na infusão do chimarrão.
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