Consumo da Erva-Mate, no Chimarrão, por Escolares das Séries Iniciais do Ensino Fundamental de Escolas Públicas do Município de Ijuí-RS

Autores

  • Sônia Teresinha De Negri Unijuí
  • Ana Luísa do Amaral Fiad Unijuí

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2002.02.115-124

Resumo

O consumo da erva-mate (Ilex Paraguariensis) no chimarrão está presente na cultura dos sulistas do Brasil e demais países do Cone Sul, motivando esta investigação exploratória e quantitativa sobre o hábito de seu consumo por escolares das séries iniciais do ensino fundamental. Dos 501 escolares
investigados, com idade média de 7,66 (±0,8), 382 consomem chimarrão, sendo 34% na freqüência diária e preferencialmente no turno vespertino. Manifestam gostar do chimarrão (n=245) e muitos o ingerem em horário antecedente à alimentação. A adição de açúcar é mencionada por 191 alunos e 54% dos escolares referem a sensação de que a temperatura da infusão é elevada. Concluiu-se que as crianças apresentam integração ao comportamento cultural da região, possivelmente estimulados a participarem da reunião de sua família para a ingestão da erva-mate no chimarrão, garantindo assim, a perpetuação deste hábito. Sugere-se que as crianças, desde a idade pré-escolar, devam ser orientadas quanto ao consumo do chimarrão, referente à temperatura ideal, à contra-indicação da adição de açúcar e a sua utilização dissociada das refeições, garantindo assim os benefícios da ervamate e valorizando o componente cultural do consumo da erva-mate na infusão do chimarrão.

Biografia do Autor

Sônia Teresinha De Negri, Unijuí

Nutricionista, Mestre em Educação, Professora Assistente do Curso de Nutrição da Universidade
Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).

Ana Luísa do Amaral Fiad, Unijuí

Acadêmica do Curso de Nutrição da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).

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Publicado

2013-05-27

Como Citar

De Negri, S. T., & Fiad, A. L. do A. (2013). Consumo da Erva-Mate, no Chimarrão, por Escolares das Séries Iniciais do Ensino Fundamental de Escolas Públicas do Município de Ijuí-RS. Revista Contexto &Amp; Saúde, 2(02), 115–124. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2002.02.115-124

Edição

Seção

Artigos