COMORBIDADES ENTRE PACIENTES COM ARTRITE REUMATOIDE E SUA ASSOCIAÇÃO COM A DESCOMPENSAÇÃO CLÍNICA
COMORBIDITIES AMONG PATIENTS WITH RHEUMATOID ARTHRITIS AND THEIR ASSOCIATION WITH CLINICAL DECOMPENSATION
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.44.12356Palavras-chave:
Artrite reumatoide, Comorbidade, Gerenciamento clínico, Diabetes mellitus, IdadeResumo
A artrite reumatoide (AR) é uma doença inflamatória crônica que acomete as articulações e evolui com incapacidade funcional. Pacientes com AR, frequentemente, apresentam comorbidades que podem influenciar a evolução clínica da doença. Objetivo: avaliar a associação entre comorbidades e o perfil de atividade da AR entre pacientes em acompanhamento ambulatorial em um hospital universitário público. Métodos: trata-se de um estudo transversal, que coletou coletados dados demográficos, de doenças, sobre hábitos de vida e perfil da AR, de uma amostra representativa de pacientes diagnosticados com AR deste ambulatório. Realizou-se uma análise descritiva e análises uni e multivariada para avaliar fatores associados com a variável dependente DAS28 (Disease Activity Score 28). Resultados: Duzentos e um pacientes foram incluídos, destes 172 (85,6%) eram mulheres, e a média de idade foi de 60,3 ± 11,5. Sete pacientes (3.5%) eram obesos, 17 (8.5%) tabagistas, 106 (52,7%) hipertensos, 38 (18,9%) diabéticos e 72 (35,8%) apresentavam dislipidemias. Foi identificado na amostra um índice de comorbidade funcional médio de 2,3 ± 1,19, e uma média de 4,2 ± 2,2 doenças por paciente. Idade maior ou igual a 60 anos (OR=0,40; IC95% 0,21-0,74) e ser diabético (OR=2,96; IC95% 1,30-6,74) mostraram-se associadas com o DAS28 moderado/alto. Conclusão: a presença de comorbidades se mostrou frequente na população estudada, e idade igual ou superior a 60 anos mostrou-se associado negativamente, enquanto o diagnóstico de diabetes mellitus (DM) associado positivamente à atividade da doença moderada à alta. Os achados reforçam a necessidade de monitorização da DM entre esses pacientes, especialmente os mais jovens.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.