Características sociodemográficas, laborais, estilo de vida e estado nutricional associados à baixa concentração de HDL-c de siderúrgicos
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2022.45.11837Palavras-chave:
Palavras-chave: HDL-c, Estilo de Vida; Inatividade Física; siderúrgico.Resumo
Objetivo: Avaliar as características sociodemográficas, laborais, estilo de vida e estado nutricional associados à baixa concentração
de HDL-c de siderúrgicos. Método: Trata-se de uma investigação observacional, analítica e transversal que avaliou as variáveis independentes
(características sociodemográficas, laborais, estilo de vida e estado nutricional) associados à baixa concentração de HDL-c de trabalhadores siderúrgicos, considerando o universo amostral de 4.500 colaboradores de uma empresa do setor siderúrgico, localizada no município de Vitória – ES/Brasil. Resultados: Após as análises múltiplas, identificou-se que com o aumento da idade, há relação aumentada de mais de uma vez de chance em HDL-c abaixo (OR 1,11, IC95% 1,06 – 1,15, p<0,001), enquanto trabalhar 12 horas ou mais aumenta em 26% a chances de ter HDL-c abaixo do recomendado (OR 0,26, IC95% 0,08 – 0,81, p=(0,020).
Ao avaliar os hábitos de vida, constatou-se que os colaboradores insuficientemente ativos apresentaram 3,52 vezes mais chances de HDL-c abaixo do recomendado (OR 3,52, IC95% 1,40 – 8,89, p=0,008). Conclusão: Os resultados do presente estudo permitem concluir que o baixo índice de HDL-c em colaboradores do setor siderúrgico associa-se a condicionantes multifatoriais, com destaque
para a idade acima dos 40 anos, tempo de trabalho acima de 12 horas/dia e inatividade física. Embora poucos estudos tenham tratado do tema relacionado ao trabalhador siderúrgico, sugerimos programas que promovam aumento da atividade física como
intervenção para prevenção, promoção da saúde, buscando melhorar os valores de HDL-c, e consequentemente, diminuir os riscos associados à saúde de colaboradores, principalmente a inatividade física.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.