URINARY INCONTINENCE AND BODY IMAGE IN HIGH-RISK AND USUAL RISK PREGNANT WOMEN
INCONTINÊNCIA URINÁRIA E AUTOIMAGEM CORPORAL EM GESTANTES DE ALTO RISCO E RISCO HABITUAL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.44.11562Palavras-chave:
Urinary Incontinence, body image, pregnancyResumo
Introdução: A gestação pode ser definida como um período de aproximadamente 40 semanas, no qual ocorrem adaptações fisiológicas e mecânicas, junto a intensas transformações psíquicas. Sendo um momento de vulnerabilidade, pode ser influenciada negativamente por fatores como incontinência urinária (IU), gestação de alto risco ou mesmo uma autoimagem corporal negativa. Objetivo: comparar a autoimagem corporal e ocorrência de IU em gestantes de alto risco e risco habitual. Métodos: Realizou-se um estudo observacional com abordagem quantitativa e caráter transversal, que avaliou a ocorrência de perda urinária e a imagem corporal de gestantes. A amostra foi dividida em dois grupos: gestantes de risco habitual e gestantes de alto risco. Para a coleta dos dados, foram aplicados uma Ficha de Identificação, recolhendo dados como os antecedentes obstétricos, seguido do International Consultation on Incontinence Questionnaire - Short Form (ICIQ-SF) e da Escala de Medida em Imagem Corporal (EMIC). Resultados: Observou-se que em ambos os grupos as gestantes demonstraram-se insatisfeitas com a imagem corporal, e a ocorrência de IU moderadamente acima do descrito na literatura (58,8%). Não foi observada relação entre IU e autoimagem corporal em nenhum dos grupos. Conclusão: Não houve relação entre IU e autoimagem corporal. As gestantes de ambos os grupos apresentaram insatisfação em relação à imagem corporal, e a ocorrência de IU estava levemente superior àquela observada na literatura (50% de ocorrência em mulheres brasileiras, especialmente durante gestação e puerpério).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.