AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA AQUÁTICA PARA CRIANÇAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
AQUATIC PHYSIOTHERAPY ASSESSMENT FOR CHILDREN: AN INTEGRATIVE REVIEW
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.42.11551Palavras-chave:
Fisioterapia. Hidroterapia. Crianças. Avaliação.Resumo
O processo de desenvolvimento humano é complexo, dinâmico e necessita de atenção especial durante a infância. Em decorrência disso, são necessários métodos avaliativos fisioterapêuticos a fim de monitorar, mensurar e comparar a evolução desses comportamentos e habilidades motoras. A Fisioterapia Aquática em crianças, cria diversas possibilidades de vivências e aprendizados em meio líquido, permitindo uma abordagem lúdica. O objetivo desta pesquisa é rastrear na literatura estudos de programas de intervenções aquáticas, buscando identificar métodos de avaliação que foram utilizados e aplicados em crianças, tanto em ambiente aquático quanto em solo, por meio de uma revisão integrativa. Trata-se de um artigo de revisão integrativa, em que os artigos foram selecionados pelas permutas de palavras chaves que ocorreram na base de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Foram encontrados 34 artigos e após exclusão, destinaram-se 6 artigos para a leitura na íntegra, pois atendiam aos critérios. Como produto final, encontrou-se apenas 1 artigo com método avaliativo aquático, evidenciando uma carência de métodos avaliativos neste ambiente, principalmente para as crianças, o que identifica a necessidade de maiores estudos sobre novas formas de avaliação aquática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.