CONDIÇÃO DE SAÚDE BUCAL AUTORREFERIDA, FATORES RELACIONADOS ÀS GESTANTES DE ALTO RISCO
SELF-REPORTED ORAL HEALTH CONDITION, FACTORS RELATED TO HIGH-RISK PREGNANT WOMEN
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.43.11512Palavras-chave:
Assistência odontológica, Diabetes gestacional, Gravidez de alto risco, Hipertensão induzida pela gravidezResumo
O objetivo neste estudo foi avaliar o uso de serviço odontológico, condição bucal autorreferida por gestantes de alto risco e fatores relacionados. Foi realizada uma pesquisa transversal, tipo inquérito, com 1200 gestantes de alto risco que realizaram o pré-natal em um centro de referência para atendimento especializado em saúde, em um período de dois anos. Foram excluídas aquelas com período gestacional avançado. Os dados foram processados no programa Bioestat 5.3, ao nível de significância de 5%. As principais condições para classificação de gestação de alto risco foram: idade materna (39,08%), hipertensão (26,90%) e diabetes (10,32%). Do total, 40,08% realizaram sua última consulta odontológica há mais de 1 ano, sendo associado à ocupação (p<0,002). Gestantes desempregadas tiveram 2,03 vezes mais chances do uso do serviço odontológico há menos de um ano (p=0,010). Dentre as entrevistadas, 72,17% relataram a condição bucal de “regular” a “muito ruim” e 75,58% já haviam tido dor de origem dentária. A condição bucal autorreferida como regular/ruim/muito ruim foi relacionada com a idade (p=0,0156), baixa escolaridade (p<0,0001), baixa renda (p<0,0001), ocupação (p<0,0001), estado civil (p<0,0001) e com o uso do serviço há mais de 1 ano (p<0,0001). Conclui-se que a taxa de uso do serviço odontológico pelas gestantes de alto risco foi baixa, embora a maioria tenha considerado sua condição bucal “regular” ou “ruim/muito ruim”. As alterações mais prevalentes para a classificação de gestação de alto risco foram: idade materna, hipertensão, diabetes, obesidade, dependência de drogas lícitas ou ilícitas, distúrbios da tireoide e doenças obstétricas na gravidez atual.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.