APOIO SOCIAL E DE SAÚDE DE CRIANÇAS/ADOLESCENTES E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA QUE VIVEM NO RURAL
SOCIAL SUPPORT FOR PEDIATRIC AND ADULT POPULATION WITH RESIDENT DISABILITIES IN RURAL CONTEXT
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.44.11477Palavras-chave:
Pessoas com deficiência. Saúde da população rural. Família. Saúde da criança. Saúde do adolescente.Resumo
Objetivo: comparar o apoio social e de saúde de crianças/adolescentes e adultos, com deficiência, que residem no meio rural. Materiais e método: estudo transversal analítico, oriundo de um projeto matricial. Os participantes foram 276 pessoas com deficiência divididas em dois grupos para análise, crianças e adolescentes entre 0 a 18 anos incompletos e adultos, de oito municípios da região noroeste do Rio Grande do Sul. A coleta foi realizada no domicílio, entre setembro de 2018 a junho de 2019. Os dados foram analisados sob comparação de frequência e análise descritiva, por meio do programa SPSS, versão 17.0. Resultados: as deficiências congênitas são mais frequentes em crianças e adolescentes quando comparadas aos adultos. Quanto ao cuidador familiar, destacam-se as mulheres da família, com ênfase nas mães. Os serviços de apoio em sua maioria as unidades básicas. Os enfermeiros e médicos são os profissionais de referência para essa população. Conclusão: as crianças, adolescentes e adultos recebem/necessitam de auxílio para o desenvolvimento de seus cuidados. Os achados revelam sobre o cuidado essencialmente feminino, trazendo a importância de discutir e refletir a necessidade do cuidado compartilhado com outros membros do núcleo familiar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.