DERRAMAMENTO DE ÓLEO NO MAR E IMPLICAÇÕES TÓXICAS DA EXPOSIÇÃO AOS COMPOSTOS QUÍMICOS DO PETRÓLEO
OIL SPILL IN THE SEA AND TOXIC IMPLICATIONS OF EXPOSURE TO PETROLEUM CHEMICAL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.44.11470Palavras-chave:
Petróleo, Oceano Atlântico, Oceano, Óleo cru, ToxicidadeResumo
O petróleo é um combustível fóssil composto principalmente por hidrocarbonetos policíclicos aromáticos considerados poluentes orgânicos persistentes tóxicos e bioacumuláveis. Recentemente o derramamento de petróleo ocorrido no litoral do Nordeste brasileiro tornou-se um desastre ambiental de grande proporção, causando impacto no ambiente marinho e terrestre para plantas, animais e seres humanos. O presente estudo é uma revisão narrativa sobre casos de derramamento de petróleo e suas implicações toxicológicas para o meio ambiente e saúde humana. Foi realizado um levantamento nas bases de dados sendo selecionados artigos nacionais e internacionais, além de monografia, dissertação, notas técnicas e notícias acerca do tema para compor esta revisão. Importantes acidentes ambientais decorrentes do derramamento de óleo no mar e/ou exposição aos constuintes químicos do petróleo promoveram danos ambientais (bloqueio dos sistemas de animais filtradores, prejuízo da ação fotossintética de espécies de plantas, emissão de gases poluentes no ar e diminuição da defesa natural do solo), e na saúde humana (carcinogenicidade, hematoxidade, neurotoxidade e danos psicossociais). A forma mais comum de contaminação da população causada pelo petróleo é por via respiratória, podendo ocorrer também por ingestão, com riscos ainda pouco esclarecidos quanto ao consumo de alimentos contaminados. Alternativas para a utilização da grande quantidade de petróleo retirada das praias do Nordeste brasileiro têm sido desenvolvidas nos espaços de centros de estudos das regiões afetadas. São necessários estudos para mensurar o impacto ambiental e na saúde humana a longo prazo e estratégias para acelerar a biodegradação desse material contaminante.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.