EFEITOS DO MÉTODO DE REEQUILÍBRIO TORACOABDOMINAL SOBRE A FUNÇÃO CARDIORRESPIRATÓRIA DE PREMATUROS COM SÍNDROME DO DESCONFORTO RESPIRATÓRIO
EFFECTS OF THORACOABDOMINAL REBALANCING METHOD ON CARDIORESPIRATORY FUNCTION OF PREMATURE INFANTS WITH RESPIRATORY DISTRESS SYNDROME
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.42.11436Palavras-chave:
Palavras-chave: Doença da Membrana Hialina; Síndrome do Desconforto Respiratório do Recém-Nascido; Recém-Nascido Prematuro; Neonatologia; Fisioterapia; Pneumologia.Resumo
Resumo
Objetivo: Avaliar os efeitos do método de reequilíbrio tóraco-abdominal sobre a função cardiorrespiratória de prematuros com Síndrome do Desconforto Respiratório. Métodos: Ensaio clínico não randomizado. Os recém-nascidos participantes do estudo foram divididos em dois grupos. O grupo 1 recebeu os manuseios do método de reequilíbrio tóraco-abdominal: apoio no espaço íleo-costal, apoio abdominal inferior e apoio tóraco-abdominal. O grupo 2 recebeu o tratamento que consistiu no alongamento dos músculos acessórios da respiração e mobilização da cintura escapular. Ambos os grupos foram avaliados antes e após o tratamento. A avaliação foi composta pela verificação da saturação periférica de oxigênio, frequência cardíaca, frequência respiratória e grau de desconforto respiratório a partir do Boletim de Silverman-Andersen. Resultados: Participaram do estudo 14 recém-nascidos. Foi verificado aumento significativo da saturação periférica de oxigênio nos recém-nascidos submetidos ao reequilíbrio tóraco-abdominal (p-valor = 0,04) e aumento significativo da frequência cardíaca nos recém-nascidos que receberam o tratamento de controle (p-valor = 0,01). Não houve diferença estatística na relação intergrupos e nos demais fatores avaliados na análise intragrupos. Conclusão: O método de reequilíbrio tóraco-abdominal produziu efeitos positivos sobre a saturação periférica de oxigênio de recém-nascidos diagnosticados com Síndrome do Desconforto Respiratório, não influenciando nos parâmetros de frequência cardíaca, frequência respiratória e grau de desconforto respiratório. O reequilíbrio tóraco-abdominal não demonstrou superioridade ao tratamento de controle exceto pela saturação periférica de oxigênio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.