CONVERSA ENTRE MULHERES: DIÁLOGOS SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.41.110-120Palavras-chave:
Violência contra a mulher, Atenção Primária a Saúde, Políticas Públicas, EmponderamentoResumo
Sabe-se que, mundialmente, a mulher é uma vítima constante de diversas formas de violência, principalmente as que se referem a seus maridos e companheiros. A violência contra a mulher tem sido cada vez mais vista como um relevante problema de saúde pública, havendo urgência em instituir programas para detecção precoce e para intervenções efetivas. Nesse contexto, evidencia-se a necessidade de identificação das redes de apoio e atenção voltadas a mulheres em situação de violências. O presente trabalho traz como cenário o Grupo de Mulheres, denominado “conversa entre mulheres”, do Centro de Saúde da Família (CSF) território do Padre Palhano, no município de Sobral/CE e teve como objetivo geral promover cuidado e empoderamento de mulheres que vivenciam situações de violência em uma área adscrita do CSF Padre Palhano. Os envolvidos no estudo foram as participantes do Grupo de Mulheres. Trata-se de uma pesquisa- intervenção que foi realizada nos meses de novembro/2019 a janeiro de 2020. A intervenção foi realizada de forma grupal, onde foram realizados momentos de educação em saúde voltados para usuárias que vivenciam ou presenciam situação de violência contra mulher. Como resultado, obtivemos o fortalecimento do Grupo Conversa entre Mulheres, gerando pensamento crítico das participantes no reconhecimento e resolução dos seus problemas, tornando-as multiplicadoras do saber e levando informações para outras mulheres que vivenciam situações de violência, a identificação das redes de apoio, bem como o fortalecimento do vínculo entre as usuárias e CSF.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.