LA PANDEMIA DEL CORONAVIRUS SARS-COV-2 Y SUS EFECTOS SOBRE LA COMUNICACIÓN. RECOMENDACIONES PARA LA COMUNICACIÓN DE MALAS NOTICIAS EN SITUACIÓN DE AISLAMIENTO
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.38.10-15Palavras-chave:
Infecções por Coronavirus, Isolamento de Pacientes, Isolamento Social, Doenças Transmissíveis, Barreiras de ComunicaçãoResumo
O 31 de dezembro de 2019, a China relatou um surto de pneumonia susceptível de provocar síndrome de distress respiratório do adulto. O agente etiológico causante identificou-se pouco mais tarde como um novo coronavirus, que se denominou SARS- CoV-2. A doença transmissível causada por este coronavirus, conhecida pelo acrónimo COVID-19, estendeu-se progressivamente a nível mundial, o que obrigou, para controlar sua expansão, à adopção de medidas como o distanciamiento social, o confinamiento da população e o isolamento estrito dos doentes. Este isolamento estrito provocou, de maneira disruptiva, mudanças importantes na comunicação profissionais de saúde-paciente/família, que foram especialmente significativos na comunicação de más notícias. Este texto reflete, no auge da epidemia em Galícia (Espanha), a experiência na comunicação de más notícias a familiares de doentes idosos com COVID-19. Finalmente, propomos um decálogo de conselhos sobre a comunicação telefónica de más notícias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.