ANÁLISE DO ESTADO NUTRICIONAL EM DIFERENTES FASES DE VIDA ESCOLAR EM ESCOLAS DE REDE MUNICIPAL
ANALYSIS OF THE NUTRITIONAL STATE IN DIFFERENT PHASES OF SCHOOL LIFE
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.43.10828Palavras-chave:
Avaliação Antropométrica.Educação Nutricional. Nutricionista. Obesidade.Resumo
Este estudo teve como objetivo avaliar o estado nutricional em diferentes fases de vida escolar de crianças das escolas da rede municipal do município de Montes Claros – GO. Trata-se de um estudo do tipo observacional descritivo, com corte transversal. Os dados foram obtidos por meio de entrevista, utilizando um questionário semiestruturado, com aplicação individualizada. Inicialmente foram coletados dados de idade, posteriormente foi realizada a avaliação antropométrica, caracterizada pela avaliação da estatura, peso, índice de Massa corporal (IMC) os quais foram verificados por meio de fita métrica, estadiômetro e balança digital e calculadora. Os escolares foram divididos em 5 grupos de acordo com a faixa etária estabelecida pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) sendo destes 370 (48,62%) do gênero feminino e 391 (51,38%) masculinos. Inicialmente os grupos apresentaram uma faixa de eutrofia 82% para meninos e 74,13% para meninas, com o avanço da idade foi possível observar uma redução de estado nutricional adequado para 61,34% nos meninos e 55,68% nas meninas, resultado esse, evidencia a transição nutricional pela qual o país tem passado. A presença do profissional nutricionista guiado pelas diretrizes do PNAE é um fator fundamental para a manutenção do estado nutricional adequado dos escolares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.