PROPRIEDADES ANTIOXIDANTES E EFEITOS ANTIMICROBIANOS DA KOMBUCHA: REVISÃO DA EVIDÊNCIA CIENTÍFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.40.244-251

Palavras-chave:

chá de kombuchas. Atividade antioxidante. Atividade antimicrobiana.

Resumo

A kombucha é uma bebida produzida a partir da fermentação de chás por culturas simbióticas de bactérias e leveduras.  Esta bebida ganhou popularidade devido aos seus benefícios a saúde e por suas propriedades antioxidantes que podem ser maiores que o das infusões não fermentadas. A kombucha também apresenta atividade antibacteriana contra bactérias Gram-positivas e Gram-negativas patogênicas, sendo o principal componente antibacteriano, o ácido acético. Assim, objetivo desta revisão integrativa é analisar a produção cientifica sobre as propriedades antioxidantes e os efeitos antimicrobianos de kombuchas. A revisão integrativa foi baseada em etapas sistemáticas, nas bases de dados Scopus e ScienceDirect. As buscas seguiram os critérios de inclusão: estudos que abordaram as propriedades antioxidantes e antimicrobiana da kombucha, disponíveis na integra nos idiomas inglês, português e espanhol, sem período de publicação delimitado. Excluídos: teses, dissertações, revisões (sistemática, narrativa e integrativa), artigos de opinião e editoriais. Foram incluídos 18 artigos, 7 artigos analisaram a atividade antibacteriana e observaram que as kombuchas apresentam efeitos maiores que as infusões não fermentadas. A maioria dos artigos determinaram a atividade antioxidante de kombuchas de diferentes substratos, principalmente do chá verde e do chá preto. Todos os artigos mostraram aumento da atividade antioxidante das kombuchas ao longo da fermentação. Assim, a kombucha pode ser uma alternativa saudável para a manutenção dos níveis de radicais livres e no combate de micro-organismos patogênicos para quem a consome.

Biografia do Autor

Gislane Romano Mendonça, Universidade Federal do Maranhão

Graduada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Marahão. Mestranda do Programa de Pós Graduação  em Saúde e Tecnologia (PPGST) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Ana Lúcia Fernandes Pereira, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará.

Docente do Programa de Pós Graduação  em Saúde e Tecnologia (PPGST)  da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Adriana Gomes Nogueira Ferreira, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Docente do Programa de Pós Graduação  em Saúde e Tecnologia (PPGST) e do Programa de Pós Graduação em Enfermagem  (PPGENF)  da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Marcelino Santos Neto, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Ciências - Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirção Preto (EERP) da Universidade de São Paulo.

Docente do Mestrando do Programa de Pós Graduação  em Saúde e Tecnologia (PPGST) e do Programa de Pós Graduação em Enfermagem  (PPGENF)  da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Richard Pereira Dutra, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Biotecnologia – RENORBIO – pela Universidade Estadual do Ceará, UECE

Docente do Programa de Pós Graduação  em Saúde e Tecnologia (PPGST)  da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Virgínia Kelly Gonçalves Abreu, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará.

Docente do Programa de Pós Graduação  em Saúde e Tecnologia (PPGST)  da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

Mendonça, G. R., Pereira, A. L. F., Ferreira, A. G. N., Santos Neto, M., Dutra, R. P., & Abreu, V. K. G. (2020). PROPRIEDADES ANTIOXIDANTES E EFEITOS ANTIMICROBIANOS DA KOMBUCHA: REVISÃO DA EVIDÊNCIA CIENTÍFICA. Revista Contexto & Saúde, 20(40), 244–251. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.40.244-251

Edição

Seção

Ciências Básicas & Saúde