TRADUÇÃO E VALIDAÇÃO DE ALGORITMO PARA IDENTIFICAÇÃO DE LESÃO HEPÁTICA INDUZIDA POR MEDICAMENTOS

Autores

  • Michele John Müller Lunardelli
  • Matheus William Becker
  • Carine Raquel Blatt Ufcspa

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.40.226-235

Palavras-chave:

Doença Hepática Crônica Induzida por Substâncias e Drogas; reação adversa ou efeito adverso relacionado a medicamentos; falência hepática; algoritmos.

Resumo

A lesão hepática induzida por medicamentos é um tipo de reação adversa a medicamento (RAM), cuja ocorrência é a causa de falha hepática fulminante em 13% a 30% dos casos. O Russel Uclaf Causality Assessment Method (RUCAM) é um algoritmo específico para a determinação de lesão hepática induzida por medicamentos. O objetivo deste trabalho é traduzir e validar o algoritmo RUCAM para o português. Método: Foi realizada a tradução e tradução inversa do algoritmo. A validação de conteúdo foi verificada pela aplicação do algoritmo traduzido a um caso real, por um grupo de médicos, farmacêuticos e enfermeiros. Resultados: Foram obtidas 41 aplicações do algoritmo. O tempo médio de aplicação foi de 17 + 10 minutos. O escore médio foi de 7,58 + 3,48 (provável relação de causalidade). As diferenças do escore para as diferentes categorias profissionais não foi estatisticamente significativa (p=0,800). Discussão: O algoritmo RUCAM possui sete domínios: tempo de início da doença hepática, duração da doença, fatores de risco, uso concomitante de medicamentos, exclusão de causas alternativas, história prévia do medicamento suspeito e resposta à reexposição ao medicamento. Tais informações permitem maior acurária na confirmação da suspeita da RAM, favorecendo a identificação dos medicamentos com potencial hepatotóxico. Conclusão: O algoritmo RUCAM traduzido para o português se mostrou uma ferramenta útil para a investigação de causalidade entre a lesão hepática e medicamentos, que pode ser aplicado por médicos, enfermeiros e farmacêuticos.

Biografia do Autor

Michele John Müller Lunardelli

Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Hepatologia Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Matheus William Becker

Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Hepatologia Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

Lunardelli, M. J. M., Becker, M. W., & Blatt, C. R. (2020). TRADUÇÃO E VALIDAÇÃO DE ALGORITMO PARA IDENTIFICAÇÃO DE LESÃO HEPÁTICA INDUZIDA POR MEDICAMENTOS. Revista Contexto & Saúde, 20(40), 226–235. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.40.226-235

Edição

Seção

Ciências Farmacêuticas & Saúde